Há diversos fatores pelos quais a capacidade auditiva humana diminui. O ouvido é um delicado instrumento que pode deteriorar ou simplesmente desgastar-se com o tempo.
Quando o som não pode ser transmitido normalmente através do canal auditivo temos um caso de deficiência auditiva condutiva. Acumulação de cera no ouvido e tímpanos perfurados são duas causas típicas deste tipo de perda auditiva. Outro fator pode ser defeito ou problema nos ossinhos do ouvido.
É importante lembramos que o ouvido interno é muito sensível. Exposição a altos sons pode danificar as células ciliadas de forma que os sons não podem ser convertidos em impulsos nervosos e transmitidos ao cérebro. Assim sendo, doenças no ouvido, vírus e infecções podem danificar a audição. A velhice também pode ser outro fator. As células ciliadas assim como os condutores nervosos podem deteriorar-se, impedindo que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro. Esses tipos de problemas são chamados de deficiências auditivas sensório-neurais.
Independente do grau de perda auditiva, o mais recomendado é a procura de um fonoaudiologista.