Os pinos de solda devem ser aplicados em superfícies limpas, sem oleosidade ou galvanização. Ademais, todos os tipos têm por característica a alta resistência mecânica. Conheça os principais deles.
Pino de solda capacitiva
Os pinos de solda capacitiva são, basicamente, parafusos e buchas soldados na chapa. A soldagem é realizada através de uma descarga elétrica muito rápida, de poucos milissegundos. Isso leva à fusão do material de uma pequena protuberância na base do pino.
Apesar do processo ser bem ágil, a fusão proporciona uma soldagem extremamente forte e resistente. Os benefícios do processo é que não marca o outro lado da chapa, bem como não cria nenhum tipo de crosta a ser retirada. Além disso, é limpo e não exige tratamento pós-soldagem.
Esses tipos de pino de solda são encontrados, principalmente, em aço cobreado e em inox. Mas há, também, em alumínio. Eles possuem uma cabeça em sua base, mas podem ser comprados sem cabeça.
Pino de solda de aço cobreado
Outro elemento de fixação, como o rebite com rosca. O pino de solda de aço cobreado, por sua vez, é usado em materiais metálicos. O procedimento é realizado por meio da solda capacitiva e aplicado em diversos processos industriais.
Esse tipo de pino assegura que a superfície da chapa a ser soldada não sofra deformações e, inclusive, não exige tratamento contra corrosão. Dentre muitas vantagens, essas são algumas delas.
Pino de solda de inox
Igualmente o pino de solda de aço cobreado, o inox é usado para a aplicação de materiais metálicos. Sem furação pela solda capacitiva. Por isso, é muito empregado nos principais produtos do segmento de negócios industriais. Exatamente por ter componentes que o torna inerte, evitando a oxidação e corrosão.
O tipo inox é resistente a duras variações térmicas, o que promove mais eficácia da sua aplicação em estruturas expostas a condições climáticas variáveis. Excelente custo-benefício e não demanda muitas despesas com reparações.
Por fim, o que são elementos de fixação industrial?
Em síntese, os elementos de fixação são componentes que têm como finalidade unir peças. Eles podem ser, portanto, de fixação móvel ou permanente. No primeiro caso, encontramos parafusos, porcas, como porca tubo, e arruelas. Já na permanente, podemos citar os rebites de repuxo e os próprios pinos de solda.