A pesquisa pediu aos entrevistados que se manifestassem sobre os cinco elementos principais que compõem a noção de bem-estar: propósito (gosta do que faz diariamente); social (tem relacionamentos saudáveis em sua vida); financeiro (faz um bom gerenciamento de suas finanças); comunidade (sente-se bem em sua vizinhança) e físico (considera ter uma boa saúde).
Foram entrevistadas 133 mil pessoas em 135 países.
O resultado do estudo apontou que a Síria é o país mais infeliz do mundo. Nele, cerca de 99% das pessoas se declararam insatisfeitas com 3 ou mais elementos da pesquisa, sendo o social o elemento que mais incomoda.
Em segundo lugar, aparece o Afeganistão, onde os mesmos 99% dos entrevistados se sentem incomodados com 3 ou mais elementos. Nesse caso, o que mais preocupa é o propósito.
Na terceira posição, está o Haiti. No país, 97% das pessoas se consideram insatisfeitas com suas vidas, sendo que mais uma vez o elemento social é o mais citado como motivo de descontentamento.
Em oposição, esse mesmo estudo revelou, por exemplo, que o Panamá é o lugar que conta a maior percentagem de pessoas que se consideram bem-sucedidas em três ou mais elementos do bem-estar.
Os países mais infelizes do mundo
Feito por Marília Rocha