Não precisa ser um expert em marketing digital para saber que outbound marketing é uma estratégia que anda lado a lado com inbound marketing. Claro que, ambos possuem seus próprios conceitos e se opõem em alguns aspectos, entretanto, caminham juntos.
Neste artigo, você entenderá melhor o que é outbound marketing, como ele funciona e quais são as estratégias utilizadas por uma agência de marketing para fazer seus clientes decolarem. Confira!
O que é outbound marketing?
Conhecido também como marketing tradicional, o outbound marketing tem como principal objetivo a captação de clientes. Diferente do inbound marketing, o marketing tradicional identifica quais são os perfis dos clientes e começa a atraí-los por meio de algumas técnicas (as quais falaremos mais a frente).
O outbound é mais antigo e conhecido, mas isso não quer dizer que ele esteja esquecido. Atuando juntamente com o Inbound Marketing, o objetivo de ambas estratégias é fazer com que o cliente venda mais e prospere.
Técnicas do Outbound Marketing
Bons exemplos de técnicas utilizadas pelo outbound marketing são:
- Panfletos;
- Outdoors;
- Anúncios de TV;
- Campanha com Google Ads;
- Facebook Ads.
Inbound Marketing e Outbound Marketing
Muito embora as pessoas acreditem que haja uma rivalidade entre as duas estratégias de marketing digital, não é verdade. Não à toa uma agência de marketing, em alguns momentos, une as duas técnicas.
Decidir entre um e outro depende exclusivamente do seu negócio e do seu objetivo. Se o seu público for mais jovem, é provável que as estratégias de inbound sejam as mais indicadas. No entanto, se o seu público for mais velho, o outbound será a melhor opção.
Há casos, inclusive, em que o negócio depende das duas estratégias e, então, todas as técnicas devem ser utilizadas. Otimizar sites, investir em outdoor, entregar panfletos podem, sim, ser as melhores técnicas de marketing já vistas.
Benefícios do Outbound Marketing
Por fim, mas não menos importante, existem algumas vantagens de optar pelo marketing tradicional, como, por exemplo:
- Crescimento de ROI;
- Diversidade;
- Rapidez;
- Validação de persona.
Agora que você já sabe como funciona o Outbound Marketing, já dá para considerar a estratégia em seu negócio, não é mesmo?