Mudança de altitude
Como já foi dito acima, uma das principais causas da sensação de ouvido entupido é a mudança de altitude. Assim, quando for descer a serra, por exemplo, procure bocejar ou mastigar para evitar esse problema.
Essa causa de entupimento do ouvido é conhecido como barotrauma e é algo normal, portanto não é nem um sinal de surdez.
Infecção de ouvido
A infecção de ouvido é muito comum em crianças. Nesse caso, o canal auditivo fica inflamado, dando sensação de entupimento. Normalmente, vem acompanhado de outros sintomas, como febre, vermelhidão e coceira. Procure um médico para realizar o tratamento.
Cera
O acúmulo de cera é a causa mais natural do ouvido entupido. Portanto, se esse for o motivo, você não precisará se preocupar com desumidificador de aparelho auditivo ou outros equipamentos.
No entanto, o uso de hastes flexíveis pode empurrar a cera para dentro do ouvido. Em casos mais graves, a cera pode provocar dores de ouvido. Dependendo da situação, a cera deve ser retirada pelo médico para evitar problemas.
Disfunção na Trompa de Eustáquio
Outra causa de ouvido entupido é um problema na Trompa de Eustáquio. Essa trompa liga o ouvido médio até a garganta. Portanto, se há uma disfunção o muco pode ficar preso, gerando o entupimento.
Isso pode causar outras consequências como infecção e até uma perda auditiva. No entanto, para ter um diagnóstico certo e saber se há necessidade de utilização de implante coclear, aparelhos auditivos, entre outros, é necessário consultar um médico especializado.
Síndrome de Ménière
Essa síndrome é rara e não tem uma causa específica. No entanto, um dos sintomas é o ouvido entupido e a perda de audição, por isso fique atento. Não tem cura, mas com a ajuda de um profissional, os sintomas podem ser diminuídos com a ajuda de aparelhos e acessórios para aparelho auditivo.
Diagnóstico de perda auditiva
Se você está com a sensação de ouvido entupido, é necessário consultar um médico especializado. O profissional fará o diagnóstico a partir de exames, como a audiometria.
O grau de perda auditiva varia:
- Normal: 0 a 20 dB;
- Leve: 21 a 40 dB – quando a pessoa tem um pequena dificuldade para ouvir alguns sons, principalmente em ambientes muito barulhentos;
- Moderada: 41 a 70 dB – dificuldade na audição de ruídos mais altos;
- Severa: 71 a 90 dB ;
- Profunda: mais de 90 dB;
Dependendo do grau e da causa da perda de audição, o médico fará um tratamento diferente. Implante auditivo e outros aparelhos são utilizados para ajudar na audição. No entanto, é necessário estar atento à higiene dos equipamentos, como a limpeza do aparelho auditivo e desumidificador de aparelho auditivo.