O palmito é um alimento extraído da palmeira. Leve e saboroso, ele é perfeito tanto para quem busca uma refeição com poucas calorias quanto para quem quer incrementar uma receita.
O palmito contém sais minerais como ferro, fósforo e cálcio e é rico em vitamina C, tudo isso com poucas calorias.
O palmito faz parte da história do Brasil muito antes da colonização do país. O alimento já era consumido por índios e chegou a ser citado por Pero Vaz de Caminha em uma carta ao rei de Portugal. No registro, o português relatou o prazer de ter comido muitos e bons palmitos por aqui.
Na culinária, os três tipos de palmito (açaí, juçara e pupunha) são bem semelhantes: todos podem ser usados em saladas, recheios de tortas e acompanhando grelhados. O pupunha, porém, é mais macio, um pouco menos fibroso do que as outras duas variedades, e tem sabor ligeiramente mais doce. Ele é o tipo mais usado, também, para ser servido grelhado, já que também pode ser encontrado fresco.
Como dica, para não errar na escolha, dispense embalagens que contenham palmito escuro ou coloração rosada ou ainda água esbranquiçada. Isso sugere a presença de substâncias nocivas à saúde. Também dispense os palmitos que flutuam no vidro: isso é sinal de que estão ficando duros pela falta de oxigenação.
Além disso, antes de preparar as receitas, é recomendado ferver os palmitos para evitar riscos de botulismo, uma grave intoxicação alimentar causada por uma bactéria que se desenvolve em ambientes sem oxigênio — como é o caso dos vidros e latas de conserva.
Para conferir receitas de palmito, como o mousse de palmito, acesse o portal Minuto Receitas.
Feito por Marília Rocha
Palmito – saboroso, nutritivo e versátil
VEJA IMAGENS DE PALMITO: