Com certeza ao falar de papel para a impressão o primeiro que vem a cabeça é o papel sulfite, no entanto, até mesmo esse tipo de papel possui formatos diferentes que podem acabar confundindo o consumidor no momento da escolha do papel ideal para aquele tipo de impressão.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre formatos e gramaturas de papel, sobre o clássico papel sulfite A4 e como escolher o papel ideal para você:
Formatos do papel
O primeiro ponto a ser destacado quando o assunto é a escolha do papel para impressão, sem dúvidas é a questão do formato do papel. O formato do papel está associado ao seu tamanho.
Existem alguns formatos principais, veja:
- 4A0 – 2378 x 1682mm
- 2A0 – 1682 x 1189mm
- A0 – 1189 x 841mm
- A2 – 594 x 420mm
- A3 – 420 x 297mm
- A4 – 297 x 210mm
- A5 – 210 x 148mm
- A6 – 148 x 105mm
- A7 – 105 x 74mm
- A8 – 74 x 52mm
- A9 – 52 x 37mm
- A10 – 37 x 26mm
Gramatura do papel<
Além do formato e modelo de papel, é extremamente importante reservar uma atenção especial para a gramatura do papel.
Atualmente, a maioria das impressoras possuem capacidade para imprimir em diferentes tipos de papel, no entanto, é fundamental estar atento para que a gramatura não prejudique o potencial da impressora ou que o resultado da impressão seja de baixa qualidade.
As principais gramaturas do papel são:
- 75g: é o tipo mais comum, recomendado para a impressão de documentos simples;
- 90g: é a gramatura ideal para impressão de contratos, propostas comerciais e papel timbrado;
- 115g: é o papel ideal para imprimir panfletos simples;
- 150g: essa gramatura permite a impressão de folders dobráveis;
- 250g a 300g: ideal para impressão de cartões de visitas.
Papel sulfite A4: o grande clássico
É impossível falar de papel para impressão sem citar o extremamente popular e clássico papel sulfite A4. O papel sulfite tem esse nome pois recebe em sua produção o sulfito de sódio, as medidas do papel A4 são 297 x 210mm, no geral, possuem a gramatura de 75g.
O papel sulfite A4 com certeza é o ideal para as impressões mais básicas, tanto no dia a dia em casa, quanto no cotidiano dentro do ambiente corporativo ou escolar.
Praticamente todos os tipos de impressoras não possuem dificuldade para imprimir com esse tipo de papel, além disso, por não possuir muitas especificações, costuma ser um dos modelos de papel mais baratos.
Por ser o papel mais utilizado, ele facilmente é encontrado em diferentes papelarias e distribuidoras de papel.
Como escolher o papel ideal?
No geral, para as impressões mais simples e básicas, um pacote de folha sulfite A4 é com certeza a melhor das opções. Já se a sua intenção é imprimir cartões de visitas para os seus clientes, você deve optar por papéis mais duros e diferenciados.
O tipo de papel ideal depende dos seus objetivos e intenções, por isso no momento da escolha é importante estar atento a isso.