Já que são peças tão fundamentais para o português, as preposições merecem uma análise mais atenciosa. Por isso, separamos aqui tudo o que é necessário saber para usar essas palavras na maneira correta e redigir textos de maior qualidade. Leia mais!
O que é preposição?
A principal função é ligar dois termos de uma frase ou oração para criar uma relação de sentido entre ambos. Para saber quais são elas, confira a lista de proposições abaixo:
- a;
- ante;
- após;
- até;
- com;
- contra;
- de;
- desde;
- em;
- entre;
- para;
- perante;
- por;
- sem;
- sob;
- sobre, entre outras.
Agora, vejamos alguns exemplos.
- Você gosta de basquete?
Na interrogação acima, “de” liga o verbo gostar, “gosta”, ao substantivo “basquete”. Dessa forma, “basquete” será o complemento relativo de “gosta”.
- Isabela é uma garota de palavra;
Nesse segundo exemplo, novamente a preposição “de” cria a relação entre o substantivo “garota” e o substantivo “palavra”. No entanto, a relação estabelecida é diferente. Nesse caso, “palavra” será adjunto adnominal de “garota”.
Como as preposições são classificadas?
Agora que você já sabe o que é preposição e alguns exemplos, é hora de entender sua classificação. Essa classe de palavras se divide em dois tipos:
Preposição essencial
São as palavras que possuem como única função serem preposições. São as seguintes: de, após, ante, para, contra, com, desde, em, perante, entre, sob, sobre, trás, sem e por.
Observe os exemplos para entender melhor:
- Fui para outro lugar após o fim da aula.
- Desde que mudei de casa, não sei com quantas horas de antecedência devo sair para ir ao trabalho.
Preposição acidental
São palavras que não possuem a função de ligar dois termos originalmente, mas que desempenham tal papel em algumas situações. Veja quais são as preposições acidentais: como, conforme, fora, afora, feito, salvo, segundo, mediante, visto, etc.
- Segundo o pesquisador, os resultados foram bastante variados.
Segundo é um numeral, mas, no exemplo acima, desempenha a função de preposição. Seu sentido é sinônimo de “de acordo com”.
- Salvo os dias de chuva, sempre vou correr no parque.
Salvo, originalmente, é um verbo. Porém, aqui ele desempenha papel de preposição com sentido de “exceto”.
A crase
Você sabia que a crase é formada por uma preposição? De forma bem resumida, a crase é a junção do artigo “a” com a preposição “a” e só deve ser usada antecedendo palavras femininas. Veja alguns exemplos:
- Vou à mercearia comprar alguns ingredientes para a receita;
- João contou à garota que as provas seriam fáceis.