A Copa do Mundo 2014 se destaca por estar sendo realizada em “terras brasileiras”, situação que aconteceu pela última vez em 1950. Mas, essa festa seria muito diferente se não fosse pelos parceiros e patrocinadores oficiais da Fifa, organizadora do evento.
Só para constar, em 2014, a Fifa apresentou uma nova proposta comercial às marcas que quiserem aparecer para todo o mundo nos estádios durante os jogos da Copa.
O primeiro nível consiste nos parceiros da FIFA, o segundo é formado pelos patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA e o terceiro tem os apoiadores nacionais de cada evento da FIFA.
Os seis parceiros da FIFA têm o mais alto nível de associação com a entidade e com todos os seus eventos, além de desempenharem uma função mais ampla no apoio ao desenvolvimento do futebol no mundo todo, desde a base até a Copa do Mundo da FIFA. Assim, a FIFA e os seus parceiros podem formar verdadeiras parcerias, dando grande valor ao envolvimento de ambas as partes.
Já os patrocinadores têm direitos relativos à Copa as Confederações da FIFA e à Copa do Mundo da FIFA em escala global. Os principais direitos de patrocínio neste nível são a associação de marca, o uso de recursos de marketing selecionados, a exposição na mídia e ofertas de ingressos e hospedagem para os eventos.
O status de apoiador nacional é o nível final da estrutura de patrocínio da FIFA, permitindo que empresas com raízes no país-sede de cada evento da FIFA promovam uma associação no mercado nacional.
Parceiros:
São seis grandes marcas parceiras – Adidas; Coca Cola; Hyundai/Kia Motors; Emirates, Sony; e Visa.
Patrocinadores:
Na lista de patrocinadores estão 8 marcas – Budweiser; Castrol; Continental, Johnson&Johnson; Mc Donald’s; Moy Park; Oi; e Yingli.
Apoiadores Nacionais:
No nível de apoiadores nacionais estão: Apex Brasil; Centauro; Garoto, Itaú; Liberty Seguros; Wise Up; Fifa.Com; e Football for Hope.
Feito por Marília Rocha
Patrocinadores da Copa do Mundo 2014 – saiba quais são
VEJA IMAGENS: