Existem vários indícios de que crianças possam estar com dificuldades para ouvir, e se isso ocorrer, mostraremos também equipamentos corretos para se ter, para cuidar corretamente de um aparelho auditivo, ainda mais infantil, sem prejudicar a saúde da criança.
Preste atenção no comportamento da criança
Geralmente, crianças que sentem dificuldade de audição sempre perguntam em sala de aula “o que?’ “não entendi”, ‘pode falar mais alto?”. Essas são algumas situações onde pais e professores de crianças podem se atentar e ver se há algo de errado com a audição dos pequenos.
O mais recomendado, é ao perceber esses comportamentos vindos das crianças, procurar um fonoaudiólogo que consiga ver qual o caso da criança, e se precisará ou não utilizar aparelho auditivo.
Causas da perda auditiva
Geralmente, a deficiência auditiva se dá a partir da genética da família, com algum parente que possua essa deficiência, porém, as vezes também pode acontecer a partir de infecções causadas durante a gestação ou até mesmo com o bebê recém-nascido.
Dessa forma, ao perceber algum indício de perda auditiva na criança, o certo é consultar um médico, para que o mesmo retire o aparelho e os melhores acessórios para aparelho auditivo que tinha no mercado, para que a saúde da criança não seja comprometida, e nem mesmo seu rendimento escolar.
Como a perda auditiva influencia no mau rendimento escolar:
Crianças que passam a ter deficiência auditiva, podem se prejudicar em relação aos estudos, se não for percebido rapidamente sua deficiência. Por não ouvir direito e também não saber o que é a deficiência auditiva, a criança não conseguirá entender explicações de matérias como seus amigos, o que pode prejudicar suas notas ou até mesmo a repetência do ano.
Por esse caso, é importante prestar atenção para se necessário, colocar um aparelho auditivo na criança, com os acessórios certos, para que o aparelho também não comprometa em sua saúde, invista em desumidificadores de aparelho auditivo de boa qualidade, pois é o que garante a higienização constante do aparelho, para ser utilizado pela criança com segurança.
Aparelhos auditivos para crianças
Hoje em dia, com toda a tecnologia, existem aparelhos auditivos habituais a partir de crianças de 6 meses de idade, isso auxilia no seu desenvolvimento desde pequeno com o aparelho, evitando que haja desconforto ou que a criança simplesmente não queira usar, por já estar acostumada.
Utilizar aparelho auditivo desde bebê, também contribui para o rendimento escolar dessa criança, ou seja, ela não correrá o risco de ser prejudicada pela sua deficiência auditiva, pois sempre teve os cuidados necessários em relação a sua audição, portanto, preste atenção aos sinais indicados pelas crianças, uma hora ou outra, dará para perceber que ela precisará de um auxílio para escutar melhor.