O plástico é um material leve, resistente e que surgiu com o intuito de substituir matérias-primas de origem animal. Com o passar do tempo, as resinas termoplásticas tornaram-se versáteis e presentes nos mais variados segmentos. As principais indústrias consumidoras de produtos plásticos são a construção civil (25%) e indústria alimentícia (18%).
O consumo aparente de transformados plásticos foi de R$ 72 bilhões, em 2017, conforme dados da Abiplast e a expectativa do setor é de contínuo crescimento.
A Abiplast revelou ainda quais são resinas mais consumidas pelas empresas: resina polipropileno (PP), 21%; polietileno de alta densidade (PEAD), 13%; Poli – cloreto de vinila (PVC), 13; polietileno de baixa densidade linear (PEBL),10% e o Poli – tereftalato de etileno (PET), 8%.
Mas algo está marcando a comercialização e utilização das resinas termoplásticas, a competitividade entre a resina polipropileno PP e o PET.
Por anos, o PET foi usado na produção de embalagens e vasilhames alcançando o posto de termoplástico mais usado e reciclado entre os homens. Mas em virtude do avanço da transformação do plástico polipropileno, isso mudou e gerou uma nova realidade para os distribuidores de polipropileno e para as indústrias de resinas termoplásticas.
O polipropileno pp passou a ser usado nas embalagens injetadas de ciclo rápido e paredes finas. Ganhou também brilho e transparência e rompeu antigas barreiras técnicas como barreiras a gases.
O PP e o PET disputam espaço principalmente nas embalagens que não exigem barreira, na indústria cosmético-farmacêutica, de higiene e limpeza e nos frascos destinados ao envase de água mineral sem gás. É importante ressaltar que o material plástico polipropileno leva vantagem nos produtos que são envasados a quente e é economicamente mais barato, dando origem à embalagens consideravelmente mais leves.
Características do Propileno PP
A característica mais famosa da resina termoplástica polipropileno é o “efeito dobradiça” – a possibilidade de fazer dobras no próprio material, como acontece com estojos de óculos e tampas dobráveis.
A baixa densidade do material propileno PP, 0,905g/cm³ é mais um diferencial que possibilita a produção de peças muito leves.
Com o desenvolvimento tecnológico, o propileno teve algumas características melhoradas, como por exemplo o aumento de rigidez e impacto, propriedades ópticas e a processabilidade. O uso de aditivos especiais e a nanotecnologia foram fundamentais para o aprimoramento do polipropileno granulado e também do polipropileno para injeção.
Características do PET
Ao comprar o polietileno tereftalato, também conhecido como PET, é possível aplicá-lo em tecidos, chapas, telhas, cerdas de vassouras e muito mais. O PET é quimicamente inerte, tem alta resistência ao impacto, resistência mecânica, brilho e transparência.
Qual devo escolher?
A disputa de mercado e melhoria de características do PP e do PET representam um ganho para os consumidores e para a própria indústria, uma vez que a tendência é que tenhamos produtos cada vez melhores.
Para saber qual a resina termoplástica mais adequada para sua necessidade, o ideal é conversar com um representante experiente e qualificado para não ter erro ao comprar polipropileno PP ou resina PET.