Qual o melhor: pintura ou papel de parede?

Qual o melhor: pintura ou papel de parede?

Uma dúvida que pode surgir durante a reforma ou a finalização de uma residência ou na arquitetura comercial é: devo escolher pintura ou papel de parede? Por isso, confira as vantagens e desvantagens de cada um.

Tinta

Vantagens

A principal vantagem da tinta para a arquitetura para agências é que ela é mais resistente, podendo aparecer em todos os cômodos e em áreas externas. Também pode ser ir em diferentes superfícies, como azulejos. 

É fácil de substituir, basta pintar por cima e é mais barata que o papel de parede. Durante sua aplicação, é possível criar texturas, como grafiato chapiscado, espatulado e riscado. 

A pintura é uma atividade terapêutica, mesmo quando é na parede de um cômodo. Ela também pode inspirar um lado criativo, possibilitando combinações e desenhos, como se fosse uma tela.

Desvantagens

A tinta pode causar bagunça, afinal, algumas tintas são misturadas para conseguir o tom desejado e a roupa pode sair manchada. Por isso, é essencial o uso de roupas velhas na hora da pintura.

O esforço é maior, ainda mais se não for usada mão de obra profissional, e se for necessária, pode ser cara. Também temos o fato de que tem um tempo de espera. A tinta precisa secar e muitas vezes, é necessário mais camadas para chegar no tom desejado e para cobrir imperfeições. Por isso, é a opção para quando há mais tempo para acontecer a mudança.

O principal fator na hora de escolher pintura ou papel de parede é que muitas tintas possuiem cheiro, podendo atacar a alergia de algumas pessoas. Outro fator é que elas pode, desgastar mais rápido, dependendo da qualidade do material e do cuidado com a parede.

Papel de parede

Vantagens

A aplicação é mais fácil e rápida, por isso, é a opção principal para quando há pressa em se mudar. Não é necessário um profissional para colocar. Também possui maior duração, ainda mais se receber a manutenção certa, além de não descascar. 

Possui mais variedade, incluindo cor, estampas e diversas combinações. Não possui cheiro, então não ataca a alergia e não é necessário esperar secar. 

Pode ser limpo rapidamente e com pouca coisa: basta apenas um pano com água e sabão neutro.

Desvantagens

A principal desvantagem é que é mais caro se usar mão de obra profissional, pois a aplicação é cobrada por metro quadrado. Outro fator é que ele não é resistente à umidade, à gordura ou a variações climáticas, então não pode ir em banheiros ou cozinhas, assim como áreas externas. 

O papel de parede também é mais frágil. Se um pedaço rasgar, pode ser necessário remover uma parte e substituí-lo, gerando mais gastos. 

Antes de comprar o papel de parede, é necessário calcular a perda de material. Isso pode ser feito ao se considerar a estampa. Se a escolha tiver flores, grafismos, listras ou qualquer outro desenho, deve-se levar em conta o tamanho da padronagem e a frequência com a qual ela aparece para que os encaixes fiquem perfeitos. Se o papel, for liso, a perda é menor. 

Para que escolher?

Outra opção dada pelos escritórios de arquitetura em São Paulo é, ao invés de escolher entre a pintura ou papel de parede, a de mesclar os dois. A tinta é recomendada em ambientes como a cozinha, o banheiro, a área de serviço e áreas externas. Quartos, sala de estar e escritórios podem ter papéis de parede. 

Também é possível combinar os dois em um mesmo ambiente. Uma parede pode ter papel de parede, e as outras pintadas, por exemplo. Ou ainda combinar espelhos, quadros, plantas ou até mesmo esculturas. 

Como escolher?

Algumas coisas para se atentar ao papel de parede um apenas uma parede são:

  • O papel de parede possui estampas com cores fortes e contrastes ou desenhos grandes;
  • Se usar quadros, espelhos ou esculturas cheias de detalhes e muito rebuscadas, escolha um tom mais neutro;
  • Um espelho que vai até o teto na parede próxima da parede com o papel dará a impressão de que duas paredes estão com a capa.

Agora, algumas ideias de combinações com papel de parede.

  • Com pintura: é o método mais econômico. As paredes podem ter uma ou mais cores que combinem com o papel de parede;
  • Com espelho: além da ideia mencionada anteriormente, outra opção é a de colocar um espelho menor e mais rebuscado em uma parede sem o papel;
  • Com esculturas: a escultura pode vir em outra parede;
  • Com quadros: escolha imagens ou molduras que combinem com o papel de parede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *