Provavelmente você já ouviu no curso rigger, certo? É um assunto que está em alta, especialmente entre os engenheiros e profissionais da construção civil. Caso você ainda não tenha se deparado com este termo, com certeza, está na hora de conhecer mais a fundo sobre o que se trata, qual a aplicabilidade e importância do plano de rigging.
Bom, antes de começar, ressaltamos que o intuito do plano de rigging consiste em diminuir o número recorrente de falhas no transporte de cargas, bem entender como deve ser feito o planejamento. Afinal, o passo a passo do processo é crucial para diminuir os custos para a empresa. Venha com a gente!
Curso rigger: o que é e para que serve
Rigging é uma palavra de origem inglesa e pode ser entendida como corda ou cordame. Ou então entendida como a ação de içar e levantar produtos por meio dessas mesmas cordas e cordames.
Muito utilizado na área civil, seu conceito adentra justamente nas atividades de movimentar peças e equipamentos grandes e pesados. Seja da construção de residências, comércios, finalidades industriais ou outras. Hoje, a “palavrinha” está presente em muitos setores profissionais, também podendo ser empregado na computação gráfica.
Importância do plano de rigging
Bom, o plano de rigging está previsto em uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – a NR 12. Esta possui um anexo (XII) específico que diz sobre o planejamento formalizado e detalhado das movimentações de grandes cargas, a partir do uso de guindastes. Fora das leis, mas também de grande relevância para a segurança dos processos, está o rádio controle remoto industrial.
Esse planejamento ainda aparece em outra norma, a NR 18. Ela define que toda a operacionalização e implantação de equipamentos e máquinas que tenham o objetivo de “guindar” deve ser feita em um documento denominado como Plano de Cargas.
Planejamento é crucial
A importância do plano, assim como da realização do curso rigger, é fácil de compreender, visto que considera os impactos de um transporte irresponsável de peças e blocos pesados. Planejar é crucial, para não dizer obrigatório, segundo a NR, sendo indispensável o acompanhamento de um profissional capacitado para tanto.
São profissionais que precisam estar autorizados a desenvolver os planos de rigging. Só assim para executá-los e, portanto, trata-se de um dos principais motivos do curso rigger ser uma ótima oportunidade para quem deseja alcançar um novo posto no mercado.
A obrigatoriedade desta aplicação é notável, ainda, em empresas que demandam profissionais aptos para desenvolverem os planos de içamento crítico ou normal. Aqui, faz-se necessário pormenorizar os passos e etapas, visando diminuir as chances de erro ou falha do transporte. Melhor ainda quando o procedimento é executado com auxílio do controle remoto de guindaste.
Resumindo: o plano de cargas trabalha diretamente na prevenção de acidentes com colaboradores que podem ser causados pela má movimentação de cargas pelos guindastes.
O curso
De modo geral, em um curso rigger se aprende tudo, exemplificando, como calcular o peso das peças e das matérias que precisam ser locomovidas. Além disso, como garantir a segurança e a estabilidade no tempo de translado, diminuindo as ocorrências de acidentes. Também traz um pouco sobre outras ferramentas que podem ser utilizadas, tal como o conversor de frequência.