Acompanhe o nosso blog e saiba um pouco mais sobre a tendência das cortinas de vidros e veja como aplicá-la conforme as instruções!
O que diz a lei, norma e regra sobre o vidro na sacada?
Agir por impulso e empolgação com as vantagens do vidro na sacada pode ir em desencontro com a lei e ferir as normas da convenção condominial. Segundo o Código Civil e a Lei nº 4.591/64, Lei dos Condomínios, que trata de questões de condomínios, convivência e área visual da fachada do empreendimento, a mudança não pode prejudicar a valorização dos imóveis.
Fechar a sacada do seu apartamento implica diretamente na área construída do imóvel, o que pode impactar no valor do IPTU pago por você todos os anos junto à prefeitura. Informe-se acerca dessas regras junto aos órgãos municipais, pois cada município diferem-se suas leis. Sendo assim, pode ser necessário realizar uma atualização no cadastro do imóvel na base de propriedades da prefeitura.
Por isso, a alteração não pode descaracterizar a fachada, pois pode trazer desvalorização dos apartamentos e prejudicar a edificação visualmente. Consulte o síndico sobre a padronização e os materiais que podem ser utilizados para o envidraçamento de sacada e evite dores de cabeça.
Vantagens do envidraçamento de sacada
Muitos condôminos optam pelo fechamento de sacadas de seus apartamentos por vários motivos, bem como, aumentar a área de convivência, evitar intempéries, proteger móveis e equipamentos de decoração e ampliar o cômodo, mas são milhares de benefícios que o vidro pode proporcionar, e consequentemente está cada vez mais comum encontrarmos até mesmo guarda-corpo de vidro como forma decorativa e segura de aplicação.
Veja outras vantagens da sacada e cobertura de vidro:
- Proteção;
- Segurança;
- Redução de ruído;
- Integração de ambientes;
- Luz natural;
- Economia de energia elétrica;
- Valorização do imóvel;
- Entre outros.