A morte repentina de Eduardo Campos fez ressurgir histórias de outros políticos brasileiros que assim como ele também foram vítimas de desastres aéreos.
Um desses casos é do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente do governo militar instaurado pelo Golpe de 31 de Março de 1964. Ele morreu pouco mais de dois meses depois de deixar o poder, no Palácio do Planalto. O avião em que viajava colidiu com um jato, enquanto voava próximo da Base Aérea de Fortaleza. Era 19 de julho de 1967 e o País vivia os primeiros passos do segundo governo militar, de seu sucessor, o general Arthur da Costa e Silva.
Outra situação bastante conhecida e noticiada foi a morte de Ulysses Guimarães, que foi presidente da Câmara dos Deputados e da Assembleia Constituinte, responsável por promulgar a Constituição de 1988. Guimarães estava em um helicóptero que caiu no mar, perto da costa de Angra dos Reis, no litoral fluminense, no dia 12 de outubro de 1992. Seu corpo nunca foi encontrado.
Mais recentemente, em 2013, o deputado José Carlos Martinez, do PTB paranaense, morreu vítima de um acidente envolvendo um avião que decolou de Curitiba e bateu em um morro antes de chegar ao aeroporto de Navegantes (SC). Além do deputado, morreram no acidente dois empresários e o piloto. Martinez foi deputado constituinte e presidiu por 11 anos o PTB.
Feito por Marília Rocha
Políticos brasileiros vítimas de desastres aéreos
VEJA IMAGENS: