A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que, apenas no país, são contabilizados, no mínimo, 4 milhões de viciados em álcool. Estes quase 3% da população, que muitas vezes ainda não atingiram a maioridade, estão totalmente imersos no vício.
Quando não existe mais controle sobre a ingestão da substância, a alternativa é fazer a internação em uma clínica de recuperação. O tratamento para alcoólatras também existe e é eficaz.
Mas, porque o álcool vicia tantas pessoas? E como isso ocorre tão rápido?
Confira a seguir!
Liberação de endorfina no cérebro
A resposta para essas perguntas é a endorfina. A endorfina é um hormônio natural, produzido pelo cérebro humano, que atua no sistema nervoso. Conhecida também como hormônio do bem-estar, é ela quem provoca o vício do álcool.
É difícil entender como um hormônio produzido naturalmente pelo organismo pode levar alguém a uma clínica de recuperação masculina ou feminina. Porém, isso acontece. Principalmente devido à ingestão de grandes doses de álcool.
Como a endorfina funciona para os alcoólatras?
Em um estudo recente feito pela Universidade da Califórnia, a endorfina virou protagonista na relação existente entre o vício do álcool e as clínicas de reabilitação.
Os pesquisadores demonstraram que, no cérebro humano, a ingestão de bebidas alcoólicas impulsiona a liberação de endorfina nas áreas ligadas ao prazer. O córtex pré-frontal, que age na tomada de decisões, também é atingido.
Os testes realizados conseguiram identificar que o mecanismo de vício do álcool é proporcionar cada vez mais prazer, a cada dose. Assim, é possível concluir que o organismo responde a essas sensações e acaba se tornando dependente delas.
Por atingir várias outras partes do cérebro humano, o álcool também faz com que os viciados percam a consciência sobre seus atos. Quando o dependente chega a esse nível, a internação em uma clínica de recuperação em Goiânia, por exemplo, precisa ser feita.
Por que é importante contar com uma clínica de recuperação para alcoólatras?
As clínicas de recuperação feminina ou masculinas para alcoólatras oferecem tratamentos específicos para o vício e são capazes de manter o dependente longe da droga.
Além de todo o tratamento especializado, as clínicas de internação também proporcionam ao paciente acompanhamento psicológico, ajudando-o durante o processo.
Procurar por uma clínica de recuperação para alcoólatras no início do vício é o ideal para que o tratamento seja mais rápido e eficaz na luta contra a dependência.