Para garantir a circulação do ar em um ambiente, a ventilação pode ocorrer de forma natural ou forçada. Contudo, de forma geral, a entrada de ar natural nas indústrias não é suficiente para atender às normas técnicas estabelecidas pela Segurança do Trabalho. Por esse motivo, é necessário um sistema de ventilação industrial mecânica planejado de acordo com a estrutura do local.
Essa medida é tão importante para garantir a produtividade dos trabalhadores que ficam saturados ao trabalhar por horas no calor, quanto para garantir a boa saúde dos mesmos, evitando que eles inalarem o ar contaminado oriundo do maquinário.
Qual a importância da ventilação industrial?
A ventilação industrial é essencial para garantir comodidade ambiental para que os trabalhadores possam trabalhar sem desgaste físico excessivamente em ambientes com temperaturas muito altas.
Ademais, os equipamentos de ventilação, como o ventilador axial industrial também tem como função evitar que os trabalhadores inalem o ar contaminado oriundo das máquinas que está cheio de substâncias nocivas.
Como funcionam os sistemas de ventilação industrial?
A ventilação industrial acontece por meio de diversos componentes. Entre eles, se destacam:
- Ventiladores;
- Exaustores;
- Dutos.
Por meio de um sistema de dutos bem planejado, o ar contaminado que no ambiente interno passa por um tratamento enquanto é guiado para fora do recinto.
E, seguindo um processo semelhante, mas invertido, o ar do ambiente externo é depositado no local.
Dessa maneira, o processo de renovação do ar é constante, trocando ar limpo para o ambiente e impossibilitando que o ar contaminado continue na superfície.
Mesmo quando o recinto não cona com um sistema de refrigeração, a troca constante do ar garante uma temperatura mais amena.
Quais são os sistemas de ventilação industrial que existem?
As empresas podem optar por um entre os três modelos de sistema de ventilação que estão de acordo com o padrão estabelecido pelas normas de Segurança do Trabalho. As alternativas são:
- Sistema de Ventilação Natural – que consiste na abertura de espaços nas paredes, teto e/ou chão para permitir circulação natural do ar (nesse modelo não são utilizados ventiladores industriais, por exemplo).
- Sistema de Ventilação Geral Diluidora – que funciona como uma brisa que conduz o ar contaminado para fora do recinto; Ela também opera com a introdução de grandes volumes de ar diluído, minimizando a concentração de substâncias nocivas à saúde.
Sistema de Ventilação Exaustora – tem como principal agente os exaustores que captam o ar contaminado direto da fonte e o dispersam, evitando que os trabalhadores inalem suas substâncias nocivas oriundas das máquinas.