Não existe idade certa para o uso do primeiro sutiã
O uso do primeiro sutiã básico pode vir acompanhado de uma explosão de sentimentos: vergonha, entusiasmo, confusão, entre muitos outros. Por mais que o ideal seja respeitar a fase de crescimento e até mesmo a vontade de cada menina, o uso na maioria das vezes está atrelado a uma cobrança precoce da sociedade sobre a formação e o desenvolvimento feminino.
Ressaltamos que cada corpo é diferente, e consequentemente, tem seu desenvolvimento de forma única. Não é só porque a mãe, amigas e primas começaram a usar em uma certa idade que será indicado comprar sutiã básico na mesma idade para outras meninas.
Os seios começam a crescer durante a puberdade, que em geral, se inicia entre os 11 e 14 anos de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) — mas pode acontecer antes, por volta dos 8 anos de idade. Por isso, a recomendação é que a mãe ou o pai da criança observe e converse com a criança para que conheça seu corpo e os sinais, para que no seu tempo e de acordo com a sua vontade adquira o seu primeiro sutiã sem bojo.
Opte por modelos de sutiãs confortáveis
No início, o ideal é utilizar um sutiã básico sem bojo que se aproxime ao máximo de um top. Esses modelos são mais confortáveis e não apertam para que as garotas possam sentir total liberdade de movimentos e também não se sentirem constrangidas com a peça marcando na roupa.
Por mais que não há nenhum estudo que comprove que o uso do sutiã danifique ou atrapalhe a formação dos seios, o sutiã com bojo tem a função de comprimir mais o corpo para proporcionar maior sustentação, principalmente se for um sutiã com aro.
Além disso, o sutiã de bojo, inicialmente, pode incentivar a cultura da padronização do corpo feminino. Mostre para a criança que situações referente ao corpo acontecem gradativamente, não existem regras e nem um tipo de corpo ideal. Deixe que com o tempo ela mesma escolha as confecções que mais lhe agrada e se sinta confortável!