Além de garantir mais privacidade em ambientes abertos, o uso das cortinas pode servir para limitar a entrada de iluminação externa dentro do ambiente ou até mesmo como uma divisória de um cômodo.
Portanto, acompanhe nossas dicas para saber qual a melhor forma de usá-las sem medo!
Cortinas longas
O tamanho das cortinas é algo pessoal, que está diretamente ligado ao gosto de cada um. Por outro lado, faz toda diferença quando uma cortina longa é usada na sala de estar ou jantar.
Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total, já que esse tipo de cortina deve ser usada até o chão – sem deixar sobrar mais de 4cm. Isso garante um visual mais elegante e imponente, além de alongar o pé direito e causar sensação de amplitude ao local.
São perfeitas como cortinas para sala de estar, cortinas para sala de jantar ou cortina de quarto casal.
Medidas
É importante medir bem tanto a largura quanto a altura do espaço designado para a cortina antes de adquirir algum modelo. Lembre-se de que deve haver uma folga de tecido de 20cm para cada lado – evitando que fique muito esticado e não comprometa a estética da cortina negativamente.
Altura do varão
Para os casos de cortina de varão, vale lembrar que a altura ideal para instalar um varão depende do tamanho do pé direito (altura da parede).
Para paredes menores – pé direito baixo -, instale o varão bem próximo do teto para causar a sensação de maior amplitude. Para o caso de paredes com mais de 2,70m, o varão deve ser instalado na metade do espaço entre a janela e o teto.
Controle de iluminação externa
Para quem deseja bloquear a passagem de luz ambiente, deve usar mais de uma camada de tecido, de preferência usando cortina blackout. Geralmente ficam por trás da cortina principal e já é possível encontrar esse tipo de modelo com tecidos mais leves e charmosos.
São a melhor alternativa para os quartos, inclusive até para melhorar a qualidade do sono.
Cores e tecidos
A escolha desses elementos está diretamente ligada com a decoração ambiente e os móveis do cômodo. Em geral, os tipos de tecidos mais procurados são: voil, renda, seda e linho!
Em relação a cores, se não quer se comprometer ou mudar a decoração de todo o ambiente, opte por cores mais neutras. Já se for o caso de deixar o ambiente mais personalizado, faça um composê de tecidos combinando com sofá, almofadas, poltronas, tapetes, etc. O segredo é definir uma paleta de cores e estampas para não errar!
Onde comprar cortinas?
A Paulo Cezar Enxovais é uma empresa super experiente no segmento, que proporciona produtos de qualidade, antecipando com exclusividade as tendências do mercado e primando pela satisfação dos nossos clientes que desejam comprar cortina e acessórios para cortinas.
Nossos produtos variam de cortinas para sala, cortinas para quarto, cortinas para escritório e muito mais.
Acesse nosso site para conferir todos os modelos e preços de cortinas disponíveis. Com certeza a sua está aqui!