Como escrever um bom texto

Produção de conteúdo de qualidade; como escrever um bom texto

A escrita de um texto deve levar em consideração diversos aspectos para que de fato ele cumpra sua função. Um texto com o propósito de informar, persuadir ou simplesmente entreter, precisa acima de tudo ser inteligível. Escrever não é mesmo fácil, mas algumas técnicas básicas auxiliam na produção de conteúdo de qualidade.

Confira algumas dicas sobre como escrever um bom texto.

Coesão

A coesão textual é um elemento linguístico que permite que um texto  transmita uma mensagem de maneira clara e eficiente.

Dessa forma, podemos entender que a coesão possibilita a amarração das ideias para perfeita decodificação, ou seja, compreensão. O emprego correto dos advérbios, pronomes, conectivos e outras interligações linguísticas, que são chamados de elementos de coesão, garantem a compreensão de um texto por seu interlocutor.

 

Coerência

Ao passo que a coesão textual possibilita um texto bem escrito com a escolha adequada das interligações linguísticas, um texto coerente segue uma linha lógica do começo ao fim, sem contradições com personagens, argumentações, descrição, entre outros.

Há várias formas de garantir que um texto tenha coesão e coerência:

  •  Evite a repetição de palavras – use um dicionário de sinônimos e aproveite para ampliar as palavras que fazem parte de seu vocabulário. Atenção: lembre-se que elas devem ser de fácil compreensão para o seu público-alvo;
  • Adapte o texto para o local em que ele será publicado. Por exemplo, nada de escrever muitos caracteres para uma texto a ser publicado nas mídias sociais digitais;
  • Dê preferência para frases curtas. Note que ficará mais fácil de compreender o texto e também de escrevê-lo;
  • Esqueça as palavras técnicas. Isso fará que seu texto seja de fácil compreensão para o público em geral;
  • Promova uma leitura dinâmica. Faça listas, use subtítulos e imagens;
  • Atenção aos tempos verbais para não construir sentenças confusas; gerundismo nem pensar!
  • Escreva, leia e revise; pode apostar que ao concluir estes três passos você vai notar uma grande diferença em seu texto.

Profissionais Qualificados

Publicar conteúdos de qualidade está fortemente relacionado com a imagem de sua empresa. Construções gramaticais ruins, erros ortográficos ou qualquer outro tipo de ruído de comunicação, pode comprometer seriamente a reputação de uma organização, inclusive com a necessidade do gerenciamento de crise.

Sem dúvidas, a melhor escolha é deixar a produção de conteúdo para redes sociais, blogs e sites com profissionais que entendem sobre comunicação e  plano de comunicação.

Uma assessoria de imprensa experiente ajuda a sua empresa dar um passo adiante no marketing de redes sociais e com a elaboração de conteúdos para sua marca. É possível trabalhar com influencers digitais, media training e gerenciamento de crise empresarial. Procure por profissionais competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *