O que faz um detetive particular
Ao contrário do que muita gente pensa, o detetive particular não atua apenas como um detetive de traição, há inúmeras ocasiões de quando este profissional pode ser contratado.
É possível fazer a contratação do serviço para rastreamento veicular com uso de dispositivos de áudio e vídeo. Em situações em que é necessário comprovar assédio moral, comprovação de bens e imóveis, e até mesmo no caso de desconfiança de espionagem e de maus tratos.
Não há prazo certo para a conclusão de uma investigação particular, pois cada caso é único e também depende das habilidades e tecnologia à disposição que o investigador particular possui ao alcance. Por este motivo, na hora de contratar um detetive é de extrema importância procurar referências sobre a atuação do profissional
Afinal, contratar um detetive particular é legal ?
Em 2017, a profissão de detetive particular foi regulamentada pelo presidente Michel Temer na lei de número 13.432/17. A regulamentação trata sobre os deveres e áreas de atuação do profissional, além de enfatizar a necessidade do respeito à intimidade do investigado.
O texto discorre ainda sobre a possibilidade do investigador profissional atuar colaborativamente em investigações criminais com o consentimento do delegado responsável do caso.
Portanto, saiba que contratar um detetive particular não é ilegal, mas é preciso ter alguns cuidados. Continue lendo nosso conteúdo e confira algumas dicas para acertar em cheio ao solicitar os serviços de uma empresa de investigação.
Cuidados para contratar um detetive particular
A contratação de qualquer tipo de serviço precisa ser feita com cautela, mas quando falamos de detetives particulares o cuidado deve ser redobrado, afinal, estamos falando sobre informações sigilosas e privacidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas – mas que vão te ajudar – para você contratar um profissional idôneo.
Como qualquer outro mercado profissional, o segmento de investigação particular possui algumas “laranjas podres” – profissionais que pedem adiantamento do pagamento da investigação e depois somem sem resolver o caso, mas algumas dicas podem te ajudar a fugir deste tipo de golpe.
Verifique no site da empresa se há telefones fixos e endereços de escritórios. De preferência, faça uma visita até o local para confirmar a veracidade. Atente-se a linguagem utilizada pela empresa – se transmite profissionalismo. Antes de fechar negócio, verifique se a empresa emite nota fiscal e se possui contrato de prestação de serviços.