As inscrições abertas são para o módulo graduação-sanduíche. O período das inscrições termina no dia 30 de setembro. O candidato deve preencher cadastro na página do programa na internet: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados
São oferecidas bolsas de intercâmbio para 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.
Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), poderão concorrer ao benefício candidatos que tiverem nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames feitos a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início da viagem de estudos.
Além disso, é necessária a homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem. O candidato precisa, necessariamente, cursar uma das áreas contempladas pelo programa: ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde.
Entre os benefícios oferecidos pela bolsa estão uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets. Os valores variam de acordo com o país de destino.
Lançado em 2011, o programa tem como meta a concessão de 101 mil bolsas. Até junho, foram concedidas 83 mil bolsas em todas as modalidades.
Programa Ciência sem Fronteiras
Feito por Marília Rocha