Projetos de arquitetura escolar e o bom desempenho dos estudantes

Faz tempo que as escolas deixaram de ser representadas apenas pela atuação dos professores e do material didático que utilizam. Hoje em dia, uma boa escola ainda se faz com tudo isso, mas as atividades promovidas e, principalmente, o ambiente escolar, também passaram a ser prioridades.

O ecossistema da escola é composto pela boa convivência e a forma como ela é organizada. É nesse contexto que entram os projetos de arquitetura da escola. A arquitetura escolar pensa na relação entre todos os indivíduos desse ambiente tão importante.

Diferente dos projetos de arquitetura comuns, a arquitetura nesse ambiente precisa ser um fator decisivo para o bom desempenho daqueles que crescem dentro da escola. Para que isso aconteça, um escritório de arquitetura em São Paulo pode ser a melhor opção para o projeto.

Como o projeto de arquitetura da escola influi no desenvolvimento dos alunos?

Quando falamos em arquitetura da escola, não falamos apenas da fachada do prédio. Seria ótimo se todas as escolas parecessem com as de primeiro mundo, tanto externa como internamente. 

Falamos da estrutura interna, que envolve ambientes separados, salas muito grandes, organização das carteiras, etc. Todos esses fatores, que parecem ser tão insignificantes, podem influenciar diretamente a forma com que um aluno cresce e reage. O desafio dos projetos arquitetônicos nas escolas é humanizar os espaços e unir as pessoas.

A maioria das escolas brasileiras ainda faz uso da arquitetura tradicional das salas de aula: carteiras enfileiradas e professor à frente. Contudo, um bom escritório de arquitetura em Santo André pode mudar esse ambiente pensando na organização dos itens que compõem o local. Por exemplo, organizando as carteiras em círculos. Assim, os alunos desenvolvem a coletividade e aprendem a trabalhar em grupo.

A escola precisa ser um ambiente funcional e não estático. O professor precisa ter mobilidade para caminhar pela sala. Os estudantes precisam frequentar os mesmos espaços de convivência. Esses detalhes fazem com que o aluno desenvolva um senso de pertencimento e faça da escola a sua casa também. 

As cores no projeto de arquitetura

Assim como nos serviços residenciais de arquitetura e design mobiliário as cores são importantes, nos projetos de arquitetura de escola, esse também é um elemento que merece atenção.

A psicologia das cores tem forte influência nas decisões que tomamos. No caso das escolas, dependendo das cores utilizadas, ela pode ser extremamente benéfica aos alunos. 

Se nos escritórios de arquitetura no ABC, tanto os espaços quanto as cores precisam unir e engajar os colaboradores, no ambiente escolar isso também precisa acontecer. Para as escolas, cores muito escuras podem ser dispensadas; as sutis são as mais recomendadas.

Cores vivas e tons pastéis

Um estudo Britânico constatou que o tempo parece passar mais rápido quando estamos em um ambiente pintado por cores vivas. Essa é uma ótima informação para ser aplicada nas escolas. 

As salas de aula podem ser pintadas com tons pastéis, como o azul e o verde, que transmitem tranquilidade e ajudam na concentração. Já em espaços como auditórios, onde o aluno tenha que passar muito tempo, cores vivas podem aparecer com mais frequência. 

 

Um projeto de arquitetura de escola precisa ser pensado visando ao bem estar dos alunos, e de todos os participantes da escola, em todo o tempo. Para isso, você pode contratar, por exemplo, um escritório de arquitetura em São Caetano do Sul para realizá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *