Os cursos de instalações elétricas permitem que o estudante desenvolva projetos, construções, implementações, operações e manutenções em sistemas de instalações elétricas por meio de equipamentos para laboratório.
Como funciona um projeto de instalação elétrica?
Esse tipo de projeto pode ser fracionado em algumas partes como: infraestrutura; medição e proteção; cabeamento e controle.
As instalações se também diferenciam entre categorias, como instalações elétricas residenciais, instalações elétricas industriais e instalações elétricas comerciais – sendo que as diferenças são os níveis de complexidade e a potência de cada uma.
Também recebem três tipos de classificações:
- Instalação em tensão reduzida ou extra baixa tensão;
- Instalação em baixa tensão (BT);
- Instalação em alta tensão (AT).
Por que esses projetos são importantes?
Esses projetos são importantes, porque reúnem as informações das instalações elétricas, sendo compostos por tabelas de informações, diagramas elétricos e símbolos de instalações.
Podemos dizer que ao elaborar um projeto de instalações elétricas, é fundamental contar com toda segurança do segmento! Por isso todos devem ser elaborados por especialistas que tenha estudado sobre o tema durante os cursos de formação superior (Engenharia Elétrica, Engenharia Civil ou Arquitetura).
Constantemente as informações e materiais para laboratório de instalações elétricas são atualizados, o que cria uma necessidade contínua de buscar mais conhecimento, principalmente para oferecer mais qualidade profissional.
Tendo a preparação adequada, os profissionais irão lidar com equipamentos para laboratório, bancada de laboratório e outros móveis para laboratório de qualidade.