andaimes

Quais são os principais cuidados ao se alugar andaimes

O aluguel de andaimes é essencial para quem trabalha com obra, reformas, construções, manutenção predial, entre outros diversos segmentos de trabalhos em altura. Entretanto, para garantir todos os benefícios que esse equipamento pode proporcionar, é preciso tomar uma série de cuidados e até mesmo conhecer as normas para não realizar a locação de andaime errada de acordo com a sua utilização.


Diferentes tipos 


Ainda que sejam estruturas provisórias, os andaimes são essenciais na construção civil, uma vez que possibilitam a movimentação dos trabalhadores em grandes alturas. É preciso até mesmo saber identificar para qual finalidade será utilizado a locação de andaime. Isso porque existem algumas variações do equipamento que fazem com que seja mais indicado sua utilização para diferentes casos, bem como, a variação do andaime fachadeiro e andaime tubular.

Para contratar uma empresa de andaimes para alugar é preciso ter certeza se trabalham de forma correta, com equipamentos seguros e que seguem as normas regulamentadoras referente a segurança do operário. Suas características e especificações são diferentes e cada um tem um objetivo específico. Assim, para que você evite acidentes e gasto desnecessário de orçamento, esteja alerta e ciente durante a escolha dos andaimes construção civil.

Por isso, é preciso analisar qual tipo de andaime se encaixa melhor de acordo com a sua utilização em particular, afinal, em uma mesma ocasião é possível utilizar mais de um tipo de andaime. Por isso, é indispensável que somente profissionais utilize esse equipamento, sempre supervisionado por engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, entre outros profissionais especializados.


Segurança em primeiro lugar


Todos que irão ter contato com os andaimes de ferro precisam estar cientes e seguir as recomendações das normas NR-18, que trata sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e a NBR-6494, que trata sobre Segurança nos Andaimes e informam sobre o uso, dimensionamento e montagem do equipamento.

É preciso que todos os funcionários que vão lidar com a estrutura do andaime com roda, suspenso ou outras variações seja treinado. É necessário que saibam montar, desmontar e manusear corretamente o equipamento. Imponha limites e regras internas para a utilização do andaime, isso vai evitar omissões por parte dos colaboradores e evitar que eles sofram com acidentes e imprevistos.

Não se esqueça de garantir que todos os funcionários estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicado de acordo com o tipo de equipamento locado. Além disso, não instale o equipamento próximo de redes elétricas ou pontos de energia. As peças da estrutura de um andaime conduzem eletricidade e podem oferecer risco se expostas a cabos ou condutores de energia.

Lembre-se, caso não seja seguida essas recomendações à risca, as chances de acontecerem acidentes gravíssimos aumentam significativamente. Na norma está descrito até mesmo a observância do local de montagem, já que uma vez escolhido de forma inadequada ao local, ficam totalmente suscetíveis a acidentes e outros problemas relacionados até mesmo a qualidade do serviço prestado.

Além disso, o solo deve aguentar o peso do andaime, dos equipamentos para construção civil utilizados e dos trabalhadores de forma que não ocorra deslocamento. Fique atento ao isolamento da área! Não deve haver grande tráfego de pessoas. Para isso, a área deverá ser isolada e a distância do andaime até as outras atividades e fluxos deve ser de aproximadamente 2 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *