Bom, na área mecânica sempre há necessidade de unir peças, como chapas, perfis e barras. Entretanto, essa união exige equipamentos próprios para a tarefa, denominados elementos de fixação. Podemos citar, entre os principais elementos de fixação em mecânica, rebite, arruela, pino, parafuso e porca tubo.
A união de peças pode ser móvel ou permanente. Na primeira, os elementos de fixação têm a possibilidade de serem colocados e retirados, sem causar danos ao material em que foram introduzidos. É o caso em que se utilizam parafusos e porcas. Já na permanente, uma vez que os elementos são aplicados, não há como utilizá-los. Como acontece com os rebites.
Rebite
Um dos elementos mais usados na mecânica são os rebites. O corpo do elemento consiste em uma haste cilíndrica de metal, com cabeça em uma de suas extremidades. A aplicação, portanto, é feita via achatamento de sua ponta em um orifício pré-perfurado.
Os rebites são usados em projetos nos quais se tem acesso de apenas um lado. Comumente, aplicados para uniões de materiais que não serão posteriormente desfeitas. Existem vários tipos, como o rebite estrutural.
Arruela
A arruela é, basicamente, um disco metálico com um furo centralizado. O corpo do parafuso passa por esse furo, portanto.
Pino de solda
Têm por função unir peças articuladas. Eles são, na verdade, parafusos e buchas soldados na chapa por meio de uma descarga elétrica rápida, no caso dos pinos de solda capacitivas. Assim, é feita a fusão do material de uma pequena protuberância na base do pino. Apesar do processo durar poucos milissegundos, proporciona uma soldagem extremamente forte e resistente.
Parafuso
O parafuso, por sua vez, é uma peça formada por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que pode ter várias formas. Ele é usado em peças que podem ser montadas e desmontadas facilmente. Para isso, basta apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas.
Porca tubo
A porca-tubo é a solução eficiente e inovadora que permite posicionar uma porca dentro do tubo no sentido longitudinal, deixando a rosca sempre centralizada. É aplicada com um martelo ou prensa simples.
Por fim, esses são os elementos de fixação mais usados em mecânica. Apresentam, portanto, uma função fundamental na produção e fabricação de diversos segmentos industriais.