Pelo fato de ambos cuprirem com finalidades semelhantes e atenderem de certa forma o mesmo tipo de público, é normal e frequente que as pessoas acabem confundindo esses fixadores industriais.
Portanto, com o intuito de te ajudar a entender de uma vez por todas o que são rebites e o que são parafusos. Dessa forma também vai ser mais fácil identificar qual dos dois elementos são mais úteis para determinadas atividades!
O que são parafusos?
Os parafusos fazem parte dos fixadores mais conhecidos popularmente. São usados para casos de fixações não permanentes, o que quer dizer que: quando são aplicados em alguma estrutura, podem ser retirados e a estrutura pode ser desmontada a qualquer momento.
Certamente existem vários modelos de parafuso diferentes que pertencem necessariamente a categorias diferentes (parafusos passantes, não-passantes, prisioneiros e de pressão), mas independente disso, todos os tipos de parafuso seguem o mesmo padrão – que é uma haste contínua em espiral para ser encaixado na peça que será fixado e uma base superior chamada de cabeça.
É possível associar o uso de porcas na fixação com parafusos dependendo do material em que será usado!
Portanto, podemos dizer que os parafusos se diferenciam por certas características, como por exemplo o formato da cabeça, o uso da porca, a haste e o tipo de material usado para desenvolver tal peça.
O que são rebites?
Da mesma forma que é possível escolher um dentre vários parafusos, o mesmo se aplica aos tipos de rebites que são vários e podem atender necessidades diferentes.
Os rebites também são fixadores semi permanentes e acabam sendo uma das formas mais reconhecidas para esse tipo de atividade entre os fixadores industriais.
Também são formados por haste e cabeça!
Vale lembrar que os elementos de fixação rebites podem ser encontrados em materiais diferentes também, independente do modelo, como por exemplo rebite de aço, rebite de inox e rebite de metal.
Os modelos de rebite que podemos encontrar em empresas de fixação industrial são:
– Rebite estrutural;
– Rebite hermético;
– Rebite multigrip;
– Rebite orbulb;
– Rebite repuxo;
– Rebite rosca interna.
Como adquirir fixadores industriais?
Os fixadores industriais são elementos importantes para estruturar algo que será montado, ou seja, cumprem com uma responsabilidade grande. Por isso, não dá pra negar que devem ser extremamente qualificados!
Considerando tudo isso, recomendamos que não procure por tais elementos e considere apenas a questão financeira para ter como base para escolher onde vai realizar a compra.
Por exemplo, quando for procurar por um modelo específico de rebite e solicitar orçamentos de preço de rebite em determinadas distribuidoras, não opte por comprar na empresa mais barata. Análise bem a empresa, procure saber de onde vem os materiais e se no caso são os modelos que você precisa.
Isso não quer dizer necessariamente que os mais caros são melhores! Tudo é uma questão de conseguir identificar qual a solução mais compatível para resolver o que você precisa.