Mas qual é o momento certo para iniciar o tratamento? O usuário pode procurar uma clínica de recuperação e reabilitação já nos primeiros meses de uso?
O usuário ou a família, não só pode, como deve procurar uma clínica de recuperação de drogas assim que os primeiros indícios de dependência química aparecerem. Dessa forma, as chances de recuperação são ainda maiores e o processo é menos doloroso.
Quando pensamos no tratamento, o ideal é a internação voluntária, onde o dependente tem grande vontade de parar de usar drogas. Entretanto, quando isso não acontece, e a família enxerga que o usuário oferece perigo para si mesmo ou para os outros, pode-se optar pela internação involuntária.
Como é feito o tratamento?
O diferencial das clínicas para dependentes químicos está no tratamento específico de cada usuário. No momento da internação, o médico traça o perfil do dependente, para que assim possam ser definidas as melhores estratégias de tratamento de drogas para aquele dependente químico em específico, tudo depende também do tipo de droga que causou a dependência.
Durante todo o processo, o apoio e o acolhimento da família é fundamental para auxiliar na recuperação. Entretanto, é necessário também o acompanhamento de psicólogos ou psiquiatras, para ajudar no controle emocional e nos processos mais difíceis da abstinência.
No geral, as clínicas de recuperação de drogas trabalham com remédios para combater o desejo de utilização de drogas, ansiolíticos e antidepressivos podem ser utilizados. O uso dos remédios é monitorado e supervisionado pelos profissionais de saúde especializados.
Quanto tempo dura o tratamento?
Como foi dito anteriormente, quanto antes o tratamento for iniciado, mais eficaz, mais rápida e menos dolorosa será a recuperação. Os especialistas recomendam que o dependente seja acompanhado e monitorado por pelo menos 6 meses. Todavia, como os tratamentos são específicos e direcionados, cada pessoa tem seu tempo de recuperação.
Os primeiros 6 meses, são o momento onde os profissionais da clínica para dependentes químicos focam na desintoxicação das drogas, evitando que as recaídas aconteçam e trabalhando no quesito da abstinência.
Os meses seguintes, têm como objetivo fortalecer tudo o que foi trabalhado. Posteriormente à internação, algumas pessoas ainda precisam de acompanhamento pelo menos 2 vezes ao ano.