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Qual o momento certo para fazer registro de marca e patente?

Muitos empreendedores no decorrer da trajetória de sua empresa e vendas de produtos com sucesso, acabam sempre adiando a parte de realizar o registro de marcas e patente, como forma de reduzir gastos ou então analisar se a empresa terá alguma evolução a mais em suas vendas. 

Isso ocorre porque a maioria das pessoas confundem os direitos de marca com regras de registro de uma empresa, ou aquisição de algum domínio. Por isso, surge a dúvida da melhor hora para patentear uma empresa. 

A seguir, mostraremos as melhores oportunidades e qual o melhor momento para realizar um registro de marcas, além disso, o por que de registrar a marca além de saber sobre o direito sobre ela. Saiba mais a seguir!

Por que registrar sua marca ou patente imediatamente?

O mais recomendado, é assim que o nome e logotipo da marca for definido, é essencial levar para o início do processo de registro de marca o mais rápido possível, para não correr o risco que alguém faça isso antes de você, e você perca o direito sob o nome de seu produto ou serviço.

Isso ocorre pois somente dessa forma, ou seja, realizando o registro o mais rápido possível,  que será possível garantir que seu negócio esteja salvo da pirataria e livre de concorrentes desleais, já que com o registro pelo INPI, você possui direito exclusivo sobre o nome da marca ou patente. 

Como saber se a marca já tem um registro?

Para se certificar se o que você pretende patentear não foi registrado e protegido antes por terceiros, é necessário realizar a busca de dados  disponível no site do INPI. Ou seja, antes de realizar o pedido de registro de marcas, dá para conferir a lista de marcas de alto renome em vigência no Brasil, e no caso de patentes, dá para acessar o guia prático de buscas de patentes elaborado pelo INPI.

Quem pode solicitar o registro de marcas?

Pessoas físicas, empresas privadas ou associações, podem solicitar um pedido de registros de marca pelo INPI, basta apenas ter um serviço ou produto específico e que vá para o mercado para a solicitação do registro. 

Porém, o proprietário da marca deve se atentar, pois ele deverá provar que realmente que exerce a atividade para qual quer que a marca seja registrada.

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