Em 2019, o Produto Interno Bruto da construção civil cresceu 2%. Esse avanço ocorreu principalmente devido ao aumento do consumo das famílias, por isso o PIB foi composto por:
- 3% de autoconstrução e reforma;
- 2,5 % de serviços de obras;
- 1% de infraestrutura;
- 0% edificações
Já para 2020, a expectativa é que o setor de edificações seja superior ao de infraestrutura.
De acordo com especialistas, o segmento imobiliário da construção civil está apresentando bom desempenho devido à queda de juros e inflação controlada. Com isso, o setor de construção civil deve gerar cerca de 150 mil empregos no Brasil neste ano.
Apesar da expectativa de crescimento na área, engenheiros afirmam que a situação ainda está muito longe dos picos atingidos antes da recessão econômica. De 2006 a 2012, o PIB acumulou 62%, já entre 2013 e 2018 teve uma queda de 30%.
Fixação industrial na construção civil
Como os dados acima comprovam, o setor de construção civil é muito importante para a economia brasileira. Esse setor utiliza muitas ferramentas, máquinas e peças, como os rebites. Confira alguns fixadores industriais:
Parafuso
Com certeza você tem pelo menos alguma coisa perto de você que tenha um parafuso. Na construção civil eles também são utilizados, mas há vários tipos, como:
- Parafusos telha: como o próprio nome explica, essa peça é usada para fixação de telhas e coberturas;
- Parafusos máquinas: não dá para imaginar um canteiro de obras sem máquinas, né? Existem parafusos que são apenas utilizados em máquinas;
- Parafusos sextavado rosca soberba: indicado para peças de madeira;
Porcas
Basicamente, as porcas servem para fixar o parafuso. Essa “trava” também possui diversos tipos, como:
- Porcas sextavadas;
- Porca gaiola;
- Porca quadrada;
- Porca castelo;
- Porca tubo
Arruelas
As arruelas também são utilizadas em conjunto com outras peças, sendo indicadas para máquinas e objetos de muita vibração ou movimento.
Rebites
Os rebites são outros fixadores industriais que são muito utilizados no setor de construção civil. Podem ser fabricados em vários materiais e de diferentes modelos, como:
- Rebite estrutural: são diferentes dos rebites comuns por terem mais resistência ao peso e vibração. Para isso, tem mecanismo para travar o mandril ao corpo da peça;
- Rebite hermético: é indicado para situações em que é necessário vedar o furo contra infiltrações;
- Rebite rosca interna: indicado para união de chapas finas
Esses são apenas alguns dos vários tipos desse fixador. Para realizar o processo de rebitagem, é utilizado uma rebitadeira. A ferramenta pode ser manual ou a bateria.