Mas uma coisa que não é muito comentada, são sobre os valores a serem preparados para o registro de uma marca, e se depende de acordo com cada solicitação de serviço. Afinal, quanto custa um registro de marca?
Quanto custa para registrar uma marca?
Os valores do registro de marca foram atualizados em 2019, para R$355,00, de acordo com o que o próprio INPI achava necessário.
E, muitas vezes, além desse valor, as empresas que querem reconhecer a marca de seus produtos, precisam pagar uma taxa de R$745,00 quando são empresas não beneficiadas pelo governo, ou R$298,00 para quem possui esse benefício de desconto.
Qual o valor da renovação do registro de marca?
Após registrar sua marca, saiba que após dez anos, esse registro precisa ser renovado, para manter seu direito de ser exclusivo e bem reconhecido comercialmente. Esse valor de renovação chega a cerca de R$ 1.065,00 para as empresas que não possuem o benefício de desconto do governo, e R$426,00 para quem consegue o direito ao desconto.
Quanto tempo leva o registro da marca?
Dependendo do tamanho da sua empresa, e do valor que você tem para um bom investimento, o custo do registro de marca oficial não chega a ser tão alto, porém, o processo na prática pode ser muito mais longo do que na teoria.
O processo todo de registro de uma marca, desde protocolar o pedido até a aceitação do produto ou serviço como marca demora em média de 3 anos, pois muitas coisas sobre a empresa como informações de histórico de vendas e qualidades dos produtos são analisadas para que a tudo tenha a qualidade de se tornar uma marca própria.
Vantagens do registro de marcas
O que faz uma marca ter fama nos dias de hoje, em meio a tantas opções presentes no mercado é a identidade e qualidade de seus produtos, e a forma em como pode se diferenciar em relação à concorrência para o público escolher a sua marca.
A maior vantagem do registro de uma marca é garantir maior exclusividade sobre seus produtos, e os mesmos serem mais propagados em diferentes negócios, criando cada vez mais reconhecimento, e aumentando a demanda de vendas pela conquista contínua de clientes. Afinal, se você disponibiliza um produto único e de qualidade, com certeza se destaca em meio à concorrência.