As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 25 de maio e vão até o dia 5 de junho. O aluno interessado em prestar a prova terá que desembolsar 63 reais. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até às 21h59 do dia 10 de junho. O aumento da taxa foi justificado como sendo uma tentativa do ministério de baratear em 20% o custo do exame por aluno. Em média, o governo costumava gastar cerca de 52 reais por candidato. Ficam isentos do pagamento apenas alunos matriculados na rede pública de ensino e que vão concluir o Ensino Médio este ano; e candidatos que comprovarem renda familiar de até 1,5 salário mínimo – ou o equivalente a 1.182 reais.
Outra mudança importante é que o cartão de confirmação de inscrição será enviado exclusivamente por e-mail. A nova medida renderá uma economia de 18 milhões de reais aos cofres públicos, segundo cálculos do órgão.
Manteve-se sem alteração a ordem das provas. No primeiro dia, serão as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.
Acesse o site do MEC e acompanhe os prazos: http://www.mec.gov.br/.
Regras do Enem 2015
Feito por Marília Rocha