Você já ouviu falar do relaxamento do Dr. Jacobson? Ele está sendo visto em todo o mundo.
Ele consegue o relaxamento progressivo através de uma comparação tenso-solto, tenso-solto, em todos os músculos do corpo.
“Dentro de um corpo relaxado não pode existir uma mente nervosa”, diz o Dr. Jacobson.
A experiência demonstra que nas primeiras sessões, alcançando um grau profundo, pode-se sentir sensações estranhas. Nesse caso o melhor é suspender os exercícios. Mas isto acontece raras vezes.
Postura: Sentado ou Deitado
1. Feche os olhos e sinta-se flutuando mentalmente.
2. Estique as pernas e coloque os pés em forma de garras.
Aperte forte, sinta a tensão e aumente-a.
Inspire fundo e enquanto o faz, veja como a tensão flui até esse local, como água de um manancial ou como corrente elétrica, use qualquer imagem que lhe pareça agradável e fácil.
Depois de manter a atenção enquanto inspira, conte até cinco e relaxe os músculos, expirando lentamente, ao mesmo tempo em que visualiza a tensão, o estress e as preocupações desaparecendo como fumaça levada pela brisa. Sinta a diferença entre a tensão muscular antes e depois do exercício.
Continue com…
3. Panturrilhas e pernas, proceda como no exercício 2, e continue assim nos próximos itens.
4. Glúteos, ventre e genitália.
5. Peito (pulmões).
6. Costas
7. Mãos
8. Antebraços e braços
9. Ombros
10. Pescoço (é o mais difícil, porque há muita tensão acumulada). Depois do exercício, gire a cabeça várias vezes, lentamente, primeiro para a direita, até o máximo e depois para a esquerda. Logo, tente tocar com a orelha esquerda o ombro esquerdo, continue o movimento colocando a cabeça para trás, olhando para o teto e girando até tocar o ombro direito com a orelha direita, continue o giro para a frente até que o queixo toque seu peito. Faça-o três vezes para a um lado e três vezes para o outro.
11. Mandíbulas (morda forte… relaxar e abrir – aqui também há muita tensão).
12. Lábios e boca (contrair em forma de U).
13. Pálpebras (aperte fortemente e solte-as, pensando que um líquido morno sai delas e se espalha por todo o rosto).
14. Testa e couro cabeludo.
Como se vê, esta técnica consiste em retesar um grupo de músculos enquanto se inspira, se retêm o ar alguns segundos e depois se afrouxa gradativa e completamente a tensão enquanto se espira de forma lenta e plena. Com cada expiração, procure jogar para fora dos pulmões todo o ar que puder, sem que isto o deixe desconfortável.
Agora, repita todos os ítens novamente, mas somando um ao outro. Pés, depois pés e pernas, depois pés, pernas e glúteos, e assim por diante, até chegar à testa. Aqui fica todo o corpo contraído. Retese ao máximo possível, conte até 5 e… relaxe!