Ressaca: Sintomas, Remédios, Dores, Como Evitar, o que é – RESSACA


 

O que é ressaca ou veisalgia?

A ressaca, cujo ter termo médico é veisalgia, descreve a soma de efeitos fisiológicos desagradáveis que se seguem ao consumo elevado de álcool. As características mais comuns da ressaca são dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e ao barulho, letargia, disforia (mudança transitória  e repentina do estado de ânimo) e sede. Hipoglicemia, desidratação, intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool) e deficiência de vitamina B12 são teoricamente os causadores dos sintomas da ressaca. Geralmente a ressaca dura de 1 a 4 horas, embora alguns tenham relatado efeitos de até 2 ou 3 dias após o consumo de álcool.


 

Por que acontece a ressaca?

Todos os sintomas que resumem a ressaca tem uma explicação. Após ingerir o álcool, é necessário que ocorra sua metabolização; a principal responsável para essa função é a glicose. Para quem não se lembra, a glicose é a fonte energética para o nosso corpo, assim quanto maior a ingestão de álcool, mais glicose é gasta para que realize sua função; no final, o que ocorre é um grande consumo da energia corporal, com posterior enfraquecimento do organismo (falta de energia). Além disso, o álcool também ataca o sistema nervoso e sistema gastrointestinal, justificando sua apresentação clínica pós ingestão excessiva.

Causas da ressaca


Os sintomas da ressaca têm várias causas. O álcool tem efeito desidratante causado pela elevação da produção de urina (efeito diurético), o qual causa dor de cabeça, boca seca e letargia. O efeito do álcool no revestimento estomacal pode contribuir para a náusea. Os produtos do metabolismo do álcool podem diminuir a glicogênese no fígado, causando hipoglicemia. Uma vez que a glicose é a fonte de energia para o cérebro, sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.


 

Quais são os sintomas de uma ressaca?

– Dor de cabeça– Vômitos– Fraqueza– Sede excessivaTremores– Diarreia– Náuseas– Dor abdominal– Irritabilidade– Sono excessivo.

Como posso evitar os sintomas da ressaca?

A- 
Alimente-se bem antes de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica – o “estômago cheio” impede que ocorra a absorção imediata do álcool, retardando os sintomas;
B – Opte por uma dieta que irá proteger o fígado contra a ação do álcool, como por exemplo: peixes, azeite, beterraba, entre outros.

C – Procure não exceder na bebida.

D – Intercale a ingestão de álcool com água, isso ajuda a diminuir a absorção da bebida.

E – Abuse dos cubos de gelo nos copos de bebida – quando o gelo derrete, ele ajuda a diluir o álcool da bebida, diminuindo seus efeitos.

O que posso fazer para curar a ressaca e qual remédio?

Possíveis remédios para a ressaca

Há debate se a ressaca poderia ser prevenida ou pelo menos abrandada. Atualmente não há nenhum mecanismo comprovado para prevenir a ressaca. Segundo estudo do British Medical Journal sobre remédios para a ressaca não há prova de nenhum mecanismo eficiente para preveni-la, sendo que o mais eficaz é moderar no consumo de álcool.

Alguns possíveis remédios úteis para a ressaca:

* Ácido tolfenâmico. Estudo publicado no em 1983 no jornal “Cephalalgia” indicou que ácido tolfenâmico reduziu os sintomas da ressaca.

* Magnésio. O consumo excessivo de álcool pode ocasionar deficiência de magnésio, assim como de outros minerais como o zinco. Pessoas com níveis baixos de magnésio pode sofrer sintomas mais fortes de ressaca. Assim, uma dieta saudável com boas quantidades de magnésio e outros minerais poderia ajudar a atenuar os efeitos da ressaca.

* Vitamina B6. Alguns estudos indicam que a Vitamina B6 poderia reduzir a ressaca.

* Reidratação.

* Opuntia ficus indica. Estudo clínico de 2004 mostrou que tomar extrato da fruta do cacto “Opuntia ficus indica” 5 horas antes de beber diminuiu estatisticamente os sintomas da ressaca, principalmente a náusea, boca seca e perda de apetite.

* Comida e água. O simples consumo de água e comida pode ser suficiente para pelo menos hidratar o corpo e melhorar a ressaca.


Por isso segue 7 Itens do que fazer para Curar a Ressaca!


 

  1. Abuse da ingestão de água, antes, durante e, principalmente depois da bebedeira, isso irá ajudar o seu organismo a metabolizar melhor o álcool, diminuindo seus efeitos;
  2. Após a ingestão excessiva do álcool, opte por uma dieta mais leve, sem frituras e alimentos gordurosos, mas que contenha legumes, verduras e frutas;
  3. Os medicamentos que prometem curar a ressaca podem ajudar, porém não são milagrosos, podendo muitas vezes, não haver melhora do quadro;
  4. Quando for descansar, opte por um lugar calmo e silencioso, isso ajuda a diminuir as dores de cabeça e os sintomas de tontura;
  5. Abuse dos chás, em especial de hortelã, erva cidreira e salsaparrilha, todos ajudam na melhor digestão;
  6. Evite a ingestão de café após a bebedeira, sua forte composição pode piorar os sintomas gastrointestinais;
  7. Beba moderadamente, sempre!

 


Não esqueça nunca de ter consciência do seu estado alcoólico, se perceber que exagerou, opte por viver e não dirija!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *