Risoto – origem e receitas

Risoto – origem e receitas

Risoto – origem e receitas

O risoto já é um prato tradicional na culinária brasileira. Há uma gama muito grande de variações da receita, mas suas origens são italianas.

Risoto, que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente da Lombardia. O risoto teve sua origem em meados do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos. Foram eles quem trouxeram o grão usado para sua preparação.

A receita original de risoto surgiu em 1574. Nessa época, havia muito trabalho envolvido na construção de uma Catedral, Duomo di Milano que atraiu carpinteiros, arquitetos e pintores de toda a Europa.

Em uma pequena fazenda poliglota havia uma comunidade Belga.

Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes.

Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais próspero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto.

Após muitos anos sendo incomodado, o aluno decidiu aplicar um truque em seu mestre. A filha de Valerio iria se casar e ele, então, suborna o cozinheiro para que ele coloque no risoto um pouco de açafrão.

Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram.

Essa é a história do surgimento do risotto alla milanese.

Se a história inspirou e você quer aprender uma receita de risoto, não perca a chance de acessar o portal Minuto Receitas e conferir como fazer o risoto festivo.

Feito por Marília Rocha

Risoto – origem e receitas

VEJA IMAGENS DE RISOTO:

Risoto – origem e receitas

Risoto – origem e receitas

risoto festivo

risoto festivo

risoto

risoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *