saiba-como-ajudar-na-reinsercao-social-do-dependente-quimico

Saiba como ajudar na reinserção social do dependente químico

Depois de passar pelo tratamento contra as drogas em uma clínica de recuperação, os dependentes químicos precisam retornar ao ambiente social o mais rápido possível. Mas, não é tão fácil assim.

Mesmo com toda a ajuda de uma clínica de reabilitação em Goiânia, o agora ex-usuário de drogas ainda enfrenta preconceito e dificuldade para ingressar novamente no mercado de trabalho. 

Em muitos casos, até o convívio familiar é prejudicado e o indivíduo se sente sozinho para enfrentar esta nova luta: a reinserção social. Contudo, apesar das dificuldades, tudo fica mais simples com apoio.

Veja como você pode ajudar um dependente químico a voltar para o convívio social. 

O papel da família depois do tratamento em clínicas de recuperação

Se você faz parte do nicho familiar do dependente, saiba que tudo o que ele precisa, nesse momento, é o seu acolhimento. O suporte da família é muito importante para que o usuário não sofra recaídas. 

Lembre-se que, mesmo depois de passar por uma clínica de recuperação no Distrito Federal, o processo continua. É necessário que o dependente tenha contato permanente com os familiares para que uma nova internação involuntária não ocorra. 

É muito comum que a família se distancie do usuário quando descobrem o vício. Nessa situação, o contato pode ser mais difícil. Porém, é necessário quebrar algumas barreiras e auxiliar o dependente no que for preciso.

Sou empregador: como ajudar?

A ajuda que os empregadores podem oferecer é bastante simples. Uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho outra vez é um grande presente para as pessoas que já passaram por uma clínica de reabilitação. 

É importante frisar que ex-usuários e dependentes químicos continuam sendo pessoas comuns que, em algum momento, entraram em contato com o mundo das drogas e buscaram ajuda. 

O problema é que os recrutadores não costumam analisar a força de vontade dos usuários para se libertar do vício. Mesmo depois da longa internação em uma clínica de recuperação no Tocantins, essas pessoas ainda encontram grandes dificuldades para arranjar emprego, o que pode prejudicar o processo.

Basta uma nova chance para mudar a história dessas pessoas.

O apoio e o cuidado dos amigos na reinserção social

A amizade também é fundamental na luta contra as drogas. No início do vício, nas visitas à clínica de reabilitação no Espírito Santo e depois do tratamento, os amigos podem ajudar ainda mais os usuários. 

O apoio dessas pessoas contribui para que o dependente químico enxergue a sua passagem por uma clínica de recuperação de drogas como uma verdadeira vitória.

As conversas, passeios e brincadeiras podem ajudar o usuário a se sentir em casa novamente. Mas, é importante tomar cuidado para não expor o dependente a situações que envolvam o vício. 

Fazer isso pode se tornar um atrativo bastante perigoso. Ofereça todo o suporte necessário para ajudar o usuário a conviver em sociedade novamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *