Essa especialidade está crescendo cada vez mais, principalmente quando se trata de direito penal, já que essa atuação é a que oferece mais oportunidades para o profissional do direito.
Saiba mais sobre quais são as áreas de atuação do advogado de direito penal e como é o mercado de trabalho para esse campo.
Como é a carreira do direito penal?
No geral, essa área é a que tem como objetivo proteger os bens jurídicos. É comum que as pessoas limitem o trabalho do advogado processo penal a crimes violentos, como estupro, assaltos, roubos e assassinatos, por exemplo. Mas, esse ramo abrange como roubo também casos de corrupção, crimes ambientais e desvios de dinheiro.
O advogado empresarial penal, por exemplo, previne atos ilícito e acompanha investigações. Ele pode atuar tanto na defesa do réu, quanto como assistente de acusação à vítima.
Com o advento dos crimes digitais, esse especialista está ganhando mais espaço, já que a internet facilitou crimes já existentes, como crimes contra a honra nas redes sociais, estelionato e lavagem de dinheiro.
Graduação
Na graduação em direito, é usual que a grade do curso seja composto por conteúdos ligados ao direito penal com matérias de criminologia, ação penal, sistema penitenciário e sobre o próprio direito penal.
Além disso, para se tornar um bom advogado de defesa criminal, é necessário cursar pós-graduação e cursos de especialização. Também deve-se continuar estudando por livros consistentes e sempre se atualizar sobre a área.
Mercado de trabalho
Já em relação à remuneração, o salário nessa área pode chegar até 25 mil reais se você trabalhar como juiz. Entre os cargos desta área, se destacam as funções de:
- Defensor público: defende o réu que não possui condições financeiras para investir em um advogado particular;
- Advogado criminalista: defende os interesses de seu cliente, sempre respeitando as leis vigentes;
- Delegado da polícia federal: orienta e comanda as investigações na polícia federal;
- Promotor de justiça: é o responsável pela acusação nos julgamentos em crimes contra o estado;
- Juiz: faz decisões sobre processos, audiências e entre outros;
- Delegado da polícia civil: dirige a delegacia da Polícia Civil.