Precisa ir em algum lugar?
As indicações de qualquer médico e auxiliar de enfermagem é para não sair de casa, entretanto, idas rápidas ao mercado, farmácias e até feiras estão sendo permitidas desde que as medidas de proteção sejam realizadas.
Seja qual for o motivo pelo qual você precise sair, é preciso seguir as recomendações à risca dos profissionais de saúde, como por exemplo, técnico de enfermagem e médicos que estão na linha de frente e enfrentando os problemas causados pelo vírus SARS-CoV-2.
Além disso, muitas pessoas que trabalham em serviços essenciais não conseguirão ficar em isolamento domiciliar — estamos nos referindo aos funcionários de farmácia, atendentes de supermercados, entre outros serviços.
Veja as recomendações dos técnicos em enfermagem e outros profissionais:
- Lave bem as mãos ao chegar em casa;
- Tenha por perto um vidrinho de álcool em gel;
- Use máscara;
- Distanciamento de 2 metros e sem contato físico;
- Entre em casa sem sapatos;
- Tire as roupas e coloque em um local específico para lavar;
- Tome banho imediatamente;
- Limpe os acessórios (bolsas, chaves, carro e celular);
- Limpe embalagens, sacolas e produtos.
Depois da quarentena
Ainda não temos uma previsão exata de quando terminará a quarentena, já que foi prorrogada pela terceira vez após os números de mortes apontados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
De qualquer forma, independente da decisão sobre o término da quarentena, as recomendações deverão ser seguidas da mesma forma como autocuidado, de familiares, amigos, e principalmente dos profissionais que se dedicaram tanto no curso de enfermagem, medicina, curso de auxiliar de enfermagem, farmácia, entre outros que hoje vemos que são essenciais para nossa sobrevivência.