O motor de partida está localizado, geralmente, na caixa de marcha dos carros e é acionado com a ajuda da bateria, transformando energia elétrica em energia mecânica. Quando ocorrem as primeiras explosões, o motor passa a funcionar sozinho.
Entre as peças que constituem o motor de arranque estão: solenoide, automático, conjunto do solenoide, núcleo de ferro acionador, garfo (alavanca), conjunto do pinhão (bendix), conjunto do comutador, conjunto do estator e rotor (induzido).
O motor de partida dificilmente dá problema, pois ele funciona apenas na hora de dar a partida, no entanto, a manutenção preventiva não deve ser deixada de lado. Para que o sistema funcione corretamente é preciso também alguns cuidados:
– Atenção na hora de ligar o carro em dias frios! Quando o motor é flex, o tanquinho de gasolina deve estar abastecido, pois sem o combustível, o sistema pode entupir e o motor de partida superaquecer ao insistir em ligá-lo;
– Fique atento a barulhos na hora de dar a partida. Zunidos e estalos indicam problema;
– Evite dar a partida com o carro já ligado. Essa distração pode danificar o motor de arranque;
– Se o motor de partida estiver com a partida pesada ou não acionar, leve o veículo imediatamente em uma oficina mecânica de confiança, pois pode ser problema na chave de ignição, na bateria ou em outra peça.