Esse ato da cromoterapia, pode ser praticado através da forma física ou na mentalização, onde, antigamente, grandes civilizações como a Grécia, Índia, China e Egito praticavam o uso dessas core. Visando curar enfermidades e trazer mais harmonia para o corpo e mente das pessoas que tinham maior poder entre as civilizações na época.
Por ser uma técnica que realmente dá certo, hoje em dia esse ato faz parte da maioria das banheiras de hidromassagem mais tecnológicas. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a história da cromoterapia e seus diversos benefícios. Confira!
Origem da Cromoterapia
Existem registros históricos em livros antigos, que dizem que os egípcios antigos, principalmente os com mais poder na época, possuíam salas especiais com janelas de vitrais de diferentes cores, que possuíam a função de filtrar raios solares para emanar determinada cor no local e trazer relaxamento às pessoas.
Além disso, a população de Atlântida, utilizava muito as cores em diferentes tonalidades para a cura de enfermidades de seu povo e, após um tempo, descobriram que refletir essas cores em seus banhos, facilitava muito o tratamento. Não é atoa que hoje em dia, a cromoterapia é facilmente encontrada em banheiras de hidromassagem.
No entanto, após um tempo, na idade média, essa prática passou a ser considerada bruxaria pela igreja católica e muitas pessoas deixaram de praticar tal ato que ajudava muitas pessoas na época, ainda mais que não existiam tantos cuidados para a saúde como hoje em dia.
Descoberta da Cromoterapia
Em pleno século XVIII, um cientista alemão chamado Johann Wolfgang Von Goethe, descobriu após 40 anos de pesquisas que algumas cores poderiam trazer certas influências para o nosso organismo dependendo da tonalidade utilizada e como povos mais antigos já utilizavam desta prática que não era nomeada até então.
Desse modo, elas conseguiriam interferir na mente e no comportamento de muitos, seja em vestes, no banho em uma banheira vitoriana, etc.
Cromoterapia hoje em dia
Com o passar dos tempos, a cromoterapia teve seus altos e baixos, com pessoas que acreditavam na prática e outras que não, porém, nunca deixava de existir entre civilizações, sendo utilizada como terapia e fisioterapia, pois conseguia curar doenças físicas e mentais.
Hoje em dia, essa prática pode ser encontrada em itens massageadores, cristais próprios para serem utilizados na pele e, claro, nas banheiras. Vários ofurôs, spas, banheiras redondas, entre outras, contam com a cromoterapia já instalada em tais modelos.
Além disso, se juntando com os jatos massageadores, essa técnica se potencializa, conseguindo agregar ainda mais para a saúde de muitos.