Todo mundo sabe que o brasileiro é apaixonado por doces e chocolates em barra. É por essa razão que empreendedores de lojas e confeitarias estão fazendo sucesso e vendendo muito.
Apesar da dificuldade financeira, a gente sempre arruma uma desculpa para adoçar o paladar. Seja em datas comemorativas ou não, um docinho ou aquele potão de Nutella sempre faz bem.
Confira mais detalhes sobre este setor da indústria alimentícia no nosso país.
12 bilhões de reais por ano
É isso mesmo! O mercado de doces no Brasil, que inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, chega a faturar 12 bilhões de reais em apenas um ano.
O valor envolve também as épocas comemorativas como a Páscoa e o Natal, que rendem muito dinheiro para a indústria de doces.
Se você vai ao mercado e sempre volta com uma bolacha waffer ou alguma coisa para sentir o gostinho de açúcar, você faz parte deste montante.
As confeitarias são as que mais se sobressaem
De acordo com a pesquisa Consumo Equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar, realizada pelo Instituto Dante Pazzanese, os brasileiros preferem os bolos e biscoitos ao chocolate em barra e ao pacote de bombom.
45% dos entrevistados afirmaram que preferem consumir estes itens do que o chocolate puro. Informação esta que é motivo de alegria para os confeiteiros.
Quem tem uma padaria ou doceria e oferece uma grande variedade de biscoitos caseiros e bolos recheados, com certeza sai na frente nesta corrida.
Outras curiosidades do mercado de doces
Quem disse que a TPM faz as mulheres consumirem mais chocolate, acertou. Este grupo consome muito mais açúcar que os homens. Mais da metade de quem ingere açúcar (puro ou algum alimento doce) é mulher.
Segundo a mesma pesquisa, 65% dos entrevistados preferem o açúcar refinado e também correm atrás de oferta de leite condensado para fazer a troca.
Infelizmente, o brasileiro ainda precisa praticar mais atividades físicas. Na pesquisa, apenas 30% fazem exercícios físicos regularmente. No entanto, 67% deles consome algum doce todos os dias. Engraçado, não é mesmo?