Cada máquina é utilizada com um tipo de rebite diferente, facilitando o processo. Ao usar a ponteira errada da máquina, a peça de fixação industrial pode ficar preso na rebitadeira manual.
Para tentar resolver a situação, muitas pessoas puxam o rebite. Outras desmontam a ferramenta para retirar o rebite emperrado. No entanto, essas não as maneiras certa para retirar a peça.
Siga os passos para tirar o seu rebite hermético ou qualquer outro tipo da rebitadeira:
- Pegue outro rebite;
- Coloque na ponta do equipamento;
- Pressione com outra ferramenta para que o rebite emperrado seja empurrado para trás;
- Deixe a manivela solta
- Com isso, a peça sairá da máquina de forma simples. Para evitar esse problema, verifique o equipamento e a ponteira mais adequada para o rebite.
Por isso, saiba quais são os principais tipos de rebites e rebitadeiras:
Tipos de rebites
- Rebite rosca interna: esse rebite é indicado para aplicação de roscas em chapas finas. É dividido de acordo com o formato do corpo, como sextavado, redondo, entre outros. Pode ser instalado com rebitadeira pneumatica ou manual;
- Rebite estrutural: essa peça tem alta resistência. Como são preenchidos com corpo de mandril, permite o travamento. Outra característica é que eles se expandem no processo de rebitagem;
- Rebite semi-estrutural: é utilizado em situações que exigem maior qualidade, já que este tipo de peça tem fechamento mais sólido.
- Rebite repuxo: também conhecido como pop, esta peça é introduzida no orifício de união das peças com o auxílio de uma rebitadeira manual.
Rebitadeiras
As rebitadeiras são ferramentas usadas no processo de rebitagem, portanto facilitam a união de peças. Como já foi dito, cada equipamento é indicado para uma situação diferente.
A manual é usada em casos mais simples de junção de chapas. Podem ser utilizados para fixar rebites de repuxo e com rosca interna. Já a rebitadeira a bateria pode ser usada em processos mais complexos.
A rebitadeira pneumática é usado na fixação de rebites de alumínio ou aço inox, portanto é indicado para serviços nas indústrias, metalúrgicas, funilarias, entre outras. Essa ferramenta utiliza o ar comprimido como fonte de energia.
Além dessas, ainda há um outro tipo de rebitadeira, chamada de rebitadeira hidropneumatica. Este equipamento está presente nos processos de construção civil, uma vez que possui alta resistência e tem alta produtividade, sendo indicado para trabalhos intensos.
Como escolher?
Na hora de comprar a ferramenta, considere o processo e o tipo de rebite que você possui. Assim, a rebitagem ficará mais simples e rápida!