Assim como no muro de vidro e outras aplicações, o vidro usado no guarda-corpo deve seguir normas. Isso é importante para garantir a segurança de todos. Continue lendo para entender quais vidros devem ser usados nessa estrutura!
O que a norma diz
O guarda-corpo vidro serve para proteger as pessoas da altura, servindo como uma proteção contra os desníveis. Pode ser usado em varandas, escadas e em outros locais.
Por promover a segurança, ele precisa ser feito com um material seguro, não é mesmo? O vidro tem muitas vantagens, mas é preciso seguir normas para evitar problemas. A Norma Brasileira que regulamenta o uso do vidro no guarda-corpo é a NBR 14.718.
A norma recomenda o uso de vidros altamente resistentes, uma vez que deve promover a segurança. Entre os tipos, estão:
Vidro Laminado
O vidro laminado é um dos utilizados nas estruturas de guarda corpo de vidro, já que ele é formado por duas lâminas de vidro comum ou temperado. A união é feita com películas de PVB. Essa forma de produção faz com que os estilhaços fiquem colados em casos de acidentes, diminuindo os riscos de machucados.
Vidro temperado-laminado
O vidro temperado-laminado, como o próprio nome sugere, une as propriedades dos tipos de vidro. Com isso, ele se torna ainda mais resistente e ideal não só para guarda-corpo de varanda, mas para fachadas de pele de vidro, pisos, coberturas, entre outros.
Vidro aramado
O vidro aramado é outro tipo usado no guarda-corpo. Esse vidro possui uma rede metálica quadriculada e é translúcido. A rede segura os pedaços de vidro em casos de quebra, garantindo a segurança.
Outro cuidado ao escolher guarda-corpo de vidro
Além do tipo de vidro, é importante ficar de olho na altura mínima da estrutura. De acordo com a NBR 14.718, a altura mínima permitida para o guarda-corpo passou a ser 1,1 metro. Vale lembrar que antes de 2008, a altura mínima era de 1 metro. Essa mudança foi fruto de análises e testes, buscando evitar acidentes.
Atenção na hora de contratar empresa
Ao contratar uma empresa para fazer guarda-corpo, esquadrias de alumínio ou qualquer estrutura, não esqueça de pesquisar a reputação da organização e verificar se ela segue as normas técnicas reguladoras.
Não considere apenas o guarda-corpo preço, mas a qualidade do produto e do serviço!