De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), elas são responsáveis por gerar 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Ou seja, essas empresas possuem papel relevante na economia brasileira.
Sendo assim, todo esse sistema gera, de certo modo, a necessidade do direito empresarial, área que facilita o funcionamento correto de sua empresa. Continue lendo e saiba quando se deve contratar um advogado empresarial.
Ao iniciar um negócio
Muitos empresários cometem uma falha ao contratar um advogado de direito empresarial somente quando os problemas surgem, isso acontece, pois muitos não sabem a diferença que o profissional pode fazer.
No início de um negócio, um advogado especialista em direito empresarial pode ajudar na estruturação de sua empresa. Fazendo uma análise de seu planejamento e oferecendo o modelo jurídico que melhor atenda suas necessidades.
Além disso, ao procurar um advogado em um escritório de advocacia em Salvador por exemplo, o profissional pode ajudar a fazer o melhor modelo de contrato societário, evitando, assim, o risco de brigas entre os sócios no futuro.
Evitar problemas no contrato
Dentre os benefícios de fazer a contratação de um profissional em direito empresarial, está a precaução com os contratos, para evitar eventuais problemas com funcionários.
A legislação trabalhista é o conjunto de regras e princípios que regulam as relações trabalhistas, é indispensável que a sua empresa elabore contratos de acordo com a legislação.
Com o extenso conhecimento da lei, um advogado do direito empresarial é a pessoa mais adequada para desenvolver os contratos de trabalho de sua companhia.
Para fechar contratos
Além dos contratos com os funcionários, a sua empresa pode muitas vezes fechar contratos com parceiros e fornecedores. Da mesma forma, com o conhecimento aguçado da legislação, os contratos irão ser protegidos legalmente.
O advogado empresarial também analisa os riscos para ambas as partes, fazendo a escolha mais segura possível para a empresa.
Como contratar um advogado empresarial</h2>
Após identificar que fazer a contratação de um advogado de direito empresarial é, de fato, o melhor opção para o benefício de sua empresa, chegou a hora de escolher um bom profissional. Saiba como:
- Experiência profissional: é importante saber se o profissional tem experiência com outras empresas, e como foi exercido o trabalho dele anteriormente;
- Formação acadêmica: pode acontecer de o advogado não ter experiências prévias, desse modo, a formação acadêmica e o currículo dele irão te ajudar na escolha;
Além disso, você pode contratar um advogado através de um escritório de direito empresarial. Em um escritório de advocacia é possível fazer a contratação de advogados de diferentes especialidades, como advogado direito do consumidor e de direito tributário, por exemplo.
Não deixe de avaliar a importância de um profissional capacitado para o dia a dia de sua companhia!