Muitas pessoas passam horas e horas conectadas à internet. Principalmente, devido à popularização dos smartphones, que já fornecem acesso direto a todos os sites e redes sociais.
É diagnosticado como um caso de internet-dependência, quando as pessoas têm sua vida pessoal, profissional e sentimental afetada pela permanência exagerada na internet. Atualmente, os casos de compulsão à internet vêm crescendo consideravelmente.
Entre os sintomas físicos do vício em internet, estão inclusos a taquicardia, a sudorese, a secura da boca e as tremedeiras. Em longo prazo, a longevidade diante do computador ainda resulta em problemas como comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo, como tendinite, obesidade ou subnutrição, devido a má alimentação, e deformidade na visão, atacada pela luminosidade do monitor.
Existem casos de ciberviciados que morreram por permanecerem tempo demais na frente do computador, já que há certas doenças – como a trombose venal profunda, que pode evoluir para uma embolia pulmonar – que se desenvolvem justamente pela permanência em uma determinada posição. Dados de uma pesquisa realizada por estudiosos norte-americanos revelam que de 6% a 10% dos aproximadamente 189 milhões de internautas americanos sofrem deste mal.
Do lado psíquico, a incapacidade de concentração, a angústia por estar longe de um computador e o sentimento de impotência estão entre os problemas apresentados. Todas estas características comprometem o indivíduo de diversas formas, como baixo rendimento escolar e profissional, e o sono, por passar madrugadas diante do computador.
Quer saber se você também está viciado em internet? Acesse o site, e faça o teste: http://super.abril.com.br/testes/voce-viciado-internet-705938.shtml
Feito por Marília Rocha
Saiba se você é um viciado em internet – faça o teste
VEJA IMAGENS DE VÍCIO EM INTERNET: