A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é, devido às suas anotações, o documento mais importante no sentido de registrar a vida laboral do trabalhador. Por esta característica, a CTPS garante ao trabalhador o acesso a alguns de seus principais direitos, como o seguro-desemprego, os benefícios previdenciários e o FGTS.
Quando as páginas do documento já foram completamente preenchidas, ou o documento foi roubado ou perdido é, nesses casos, necessário emitir uma 2ª via.
No caso de uma CTPS totalmente preenchida, para solicitar a 2ª via é necessário apresentar a Carteira de Trabalho anterior com as páginas já todas ocupadas e os mesmos documentos da 1ª Via, conforme a idade e o estado civil.
Os documentos exigidos são: Uma (01) foto 3×4 recente; Carteira de Identidade; CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone); Extrato PIS (retirado na Caixa Econômica Federal).
Se o trabalhador for casado, é necessário apresentar também a certidão de casamento; caso seja separado, desquitados ou divorciados judicialmente, deve apresentar a certidão de casamento averbada. No caso do trabalhador viúvo, é exigida, além da certidão de casamento, a certidão de óbito do cônjuge.
Se a CTPS foi roubada ou perdida é necessário, além dos documentos, apresentar um Boletim de Ocorrência (BO) ou declaração (de próprio punho), com assinatura reconhecida em Cartório.
A emissão da 2ª via da CTPS pode ser solicitada nas Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs), nas Subdelegacias Regionais do Trabalho, nas Prefeituras e, em São Paulo, nas agências do Poupatempo.
Saiba como tirar 2ª via da carteira de trabalho
VEJA IMAGENS DE 2ª VIA DA CTPS: