Ou seja, o laudo atesta que o edifício está de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT). No entanto, muitas empresas ainda não sabem como o laudo funciona.
Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o laudo de instalações elétricas, que são importantes assim como o alvará de funcionamento. Continue lendo e saiba mais!
O que é o laudo de instalações elétricas?
O laudo de instalações elétricas, também conhecido como atestado das instalações elétricas é um documento, que é emitido de acordo com as informações encontradas após uma inspeção para verificar se o edifício está de acordo com as normas e leis vigentes.
Assim como outros laudos, como o laudo de ruído, é de extrema importância que o laudo de instalação elétrica seja realizado, considerando que ele tem como principal objetivo garantir a segurança das pessoas e equipamentos, prevenindo incêndios, irregularidade de materiais e muitos outros.
Tipos de laudos
Como citado anteriormente, o laudo de instalações elétricas possui inúmeras finalidades, por esse motivo, existem diversos tipos de atestados e laudos disponíveis. Conheça os principais:
- SPDA: esse laudo avalia o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, priorizando a NBR 5419;
- LIE: é o Laudo de Instalações Elétricas, que atesta se uma empresa, comércio ou residência está cumprindo as NBRs e seus requisitos;
- LA: é o Laudo de Aterramento, que leva em conta a NBR 5419 e a NBR 5410.
Muitos edifícios não precisam de todos esses laudos, sendo assim, é fundamental que você conte com profissionais de uma assessoria em obras, por exemplo, para que você se certifique de que entrou em conformidade com todos os laudos importantes para o seu caso.
Conheça a NR10
Se adequar à Norma Regulamentadora 10 (NR 10), é uma exigência do Ministério do Trabalho, ela é uma das demandas para adoção de medidas dos controles de riscos elétricos, e de proteção coletiva e individual dos clientes e colaboradores do ambiente de trabalho.
Sendo assim, se faz muito necessário a presença de profissionais que garantam que o seu edifício siga todas as especificações citadas anteriormente, assim como o laudo de vistoria técnica!