Saiba tudo sobre registro de marca

Existem diversas empresas que nos oferecem bons serviços e produtos, para que seja possível distinguir os serviços e produtos, existem as marcas — sinal ou símbolo que nos ajudam a diferenciar os serviços, empresas e pessoas, sem correr o risco de ser enganado.

Para que os seus clientes possam te identificar, é de extrema importância que seja realizado o registro de marcas, considerando que, a marca sempre será um dos maiores patrimônios de seu negócio.

Para que você conheça o que é registro de marcas e saiba tudo sobre esse procedimento que sua empresa deve seguir, separamos tudo sobre esse registro. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é registro de marca?

O registro de marca é um título para sua empresa, esse documento é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o objetivo de conceder ao empresário exclusividade para que a marca atue com o nome e logo em todo o território nacional.

O INPI fornece a microempresas e microempreendedores individuais, pessoas físicas e cooperativas um desconto dos valores cobrados pela entidade para fazer o registro de marcas.

Registrar sua marca, é a melhor forma de garantir segurança e protegê-la legalmente de possíveis plágios da concorrência, além de entregar outros inúmeros benefícios.

 

Benefícios de realizar o registro de marca

Como citado anteriormente, fazer o registro de marcas irá te garantir diversos benefícios. Confira alguns deles:

  • Passar credibilidade para seus clientes, fornecedores, parceiros e outras pessoas diretamente ligadas à sua empresa;
  • Direito de registrar franquias;
  • Garantia legal para evitar cópias de concorrentes.

 

Como fazer o registro de marca?

Agora que você sabe o que é e quais são os benefícios de fazer o registro de marcas, confira o passo a passo para iniciar sua solicitação pela sua marca:

  • Pesquisa: faça uma pesquisa e verifique se não existem marcas iguais ou muito parecidas com a sua, evitando maiores problemas e dores de cabeça ao não conseguir realizar o registro;
  • Cadastro no E-INPI: para realizar esse cadastro, basta acessar o site INPI;
  • Pagamento de guia: o pagamento deve ser realizado até a data de vencimento para que seja possível continuar o processo;
  • Pedido de registro de marca: nessa etapa, você irá especificar todos os detalhes de sua marca para que ela possa ser analisada;
  • Resultado da análise.

Recomendamos que você conte com profissionais nessa área, para que seja possível realizar um acompanhamento adequado em todo esse processo!

Saiba tudo sobre registro de marca

Saiba tudo sobre registro de marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *