A saúde coletiva é um conceito que surgiu de uma grande vertente de estudos a partir da interseção das ciências biomédicas e das ciências sociais. Ela se refere, principalmente, ao ambiente de trabalho e dá importância para planos de ação que colocam serviços médicos e sociais à disposição dos colaboradores. É um dos benefícios da empresa.
Quer saber mais sobre o tema? Então, venha com a gente!
Afinal, o que é saúde coletiva?
Saúde coletiva pode ser definida como uma estratégia multidisciplinar que tem o objetivo, primeiramente, de promover a saúde no ambiente de trabalho. É uma maneira de incorporar as ciências médicas às ciências sociais. Assim, é possível estruturar projetos de ação para garantir o bem-estar coletivo em certo ambiente, sacou?
A partir disso, dá para falar que a saúde coletiva visa descobrir as causas de adoecimentos e, organizadamente, pensar em reformas para que doenças ocupacionais sejam evitadas.
Característica da saúde coletiva
A saúde coletiva é uma via para criar qualidade de vida no trabalho, sendo responsável por investigar as condições sociais que influenciam na saúde do colaborador. Inclusive, é importante falar que não se trata apenas de saúde física, mas emocional, intelectual, profissional e familiar.
Portanto, colaboradores precisam de garantias para poderem entregar resultados e se sentirem bem no exercício de suas atividades. Além disso, a empresa tem um papel fundamental no processo, pois são os gestores que devem oferecer benefícios corporativos, como ginástica laboral, para assegurar a estruturação de projetos sociais e médicos à equipe.
Como promovê-la em sua empresa?
Preze pela saúde das pessoas
Prezar pela saúde do colaborador é uma atitude básica, mas muito humana e valiosa nos dias atuais. A equipe que trabalha com você precisa se sentir cuidada e segura, sem falar que estudos comprovam que trabalhadores felizes produzem mais. Já pensou, por exemplo, em conferir os benefícios da ginástica laboral?
Tenha plano de saúde empresarial na lista de benefícios corporativos
As assistências médicas são os benefícios mais desejados pelos colaboradores na hora de ingressar em uma empresa. E é claro que consistem no maior pivô da saúde coletiva. Justamente porque o plano de saúde empresarial é uma segurança tanto para o colaborador quanto para a família dele. Mas antes de fechar a contratação, procure o auxílio de um corretor de plano de saúde.
Não deixe de lado a saúde mental
Por fim, não podemos deixar de falar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Ela interfere no bem-estar emocional dos funcionários. Dessa forma, forneça apoio psicológico, com atendimentos pelo plano de saúde ou incluindo um profissional da área no time.