Se você já passou, ao menos, uma semana completa indo à academia, provavelmente, já ouviu a conversa dos marombeiros sobre os benefícios da batata doce para uma dieta voltada ao desenvolvimento muscular.
E não é para menos, além de ser rica em vitaminas, a batata-doce tem índice glicêmico baixo — o organismo absorve lentamente o alimento, garantindo energia e saciedade por mais tempo.
“A batata-doce é mais nutritiva do que a batata inglesa e a mandioquinha, por exemplo, pois é rica em potássio, ferro, cálcio, vitaminas A, C, E, B1 e B5, fortalecendo o sistema imunológico e atuando como um alimento antioxidante”, explica a nutricionista Alessandra Luglio (SP). Isso tudo ajuda a manter um intestino saudável, além de diabetes e colesterol sob controle.
Agora, vamos a receita. Uma boa opção, já que a batata já é mais adocicada é aproveitá-la em um doce.
A receita indicada é o brigadeiro de batata doce que é bem simples de fazer e se utiliza de poucos ingredientes, que são: 1 xíc. (chá) de leite de amêndoas,1 col. (sopa) de farinha de arroz, 4 col. (sopa) de chocolate 70% cacau (sem açúcar, sem glúten e sem lactose) ralado, e 1 xíc. (chá) de batata doce cozida e amassada.
Para preparar, comece misturando em uma panela, antes de levar ao fogo, o leite, a farinha de arroz e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata-doce. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos.
Essa receita rende 15 brigadeiros, tendo cada um deles 36 calorias.
Feito por Marília Rocha
Saúde – veja receitas fits com batata doce
VEJA IMAGENS DE BRIGADEIRO DE BATATA DOCE: